Polícia Civil do Ceará, em cooperação internacional, prende chefe de grupo criminoso cearense no Paraguai

16 de dezembro de 2022 - 17:02 # # # # # #

Ascom SSPDS

Uma ação de cooperação internacional, realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a Polícia Paraguaia, resultou na prisão de um homem suspeito de chefiar um grupo criminoso atuante em Fortaleza, no Ceará. O suspeito foi preso, na manhã desta quinta-feira (15), em Salto Del Guaira, no Paraguai. O homem é suspeito de ter ligação com 46 homicídios ocorridos em Fortaleza (CE), somente este ano. Detalhes do trabalho policial foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16), em coletiva de imprensa na sede da Superintendência da PC-CE, em Fortaleza.

José Renan Oliveira Marinho (25), o “Formiga”, foi localizado na companhia de outros dois brasileiros. A captura é fruto de uma troca de informação entre as Forças de Segurança dos dois países. Contra o suspeito, havia cinco mandados de prisão em aberto – sendo três deles decorrentes de investigações realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Ceará, um de Maranguape e outro oriundo da Justiça de Minas Gerais.

Durante a captura do “Formiga”, outro foragido da Justiça foi localizado. Trata-se do amazonense André Trajano Feitosa (41), o “Trajano”, que já responde por tráfico, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Contra ele existia um mandado de prisão em aberto no Amazonas. O homem estava na companhia do alvo cearense. Agora, a PC-CE realiza as tratativas necessárias para recambiar os presos aos seus estados de origem.

A ação, realizada nesta quinta-feira, foi batizada de “Operação Anúbis”, em referência a Anúbis, a divindade egípcia representada com rosto de chacal e conhecido por ser o deus dos mortos e da mumificação.

Preso pode ter relação com 46 homicídios ocorridos em Fortaleza

José Renan possui uma extensa ficha de antecedentes criminais. Ele já responde por vários homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. “Formiga” é apontado como um dos chefes de um grupo criminoso, atuante no Conjunto Habitacional Maria Tomásia, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. As investigações indicam ainda que o alvo estava com atuação em Paraisópolis/SP e Juiz de Fora/MG.

As investigações desenvolvidas pela PC-CE apontam que uma série de homicídios, registrados entre fevereiro e dezembro deste ano, no bairro Jangurussu, pode ter ligação direta com a atuação criminosa de José Renan na região.

Conforme as investigações, uma rixa envolvendo o suspeito, o seu cunhado, identificado como Josenildo Marques Palhano, o “Sal”, e integrantes de um grupo criminoso local, teria iniciado as mortes. Ainda segundo as investigações, parte do grupo criminoso, que “Formiga” e “Sal” integravam, foi para o Estado do Rio de Janeiro para se aliar a outro grupo criminoso. Com a viagem, Josenildo discordou da nova aliança e acabou sendo vítima de homicídio, em fevereiro deste ano. Com a morte do cunhado, “Formiga” passou a vingar a sua morte. Desde então, 46 homicídios foram registrados na área.