Solenidade marca entrega da Medalha Mérito da Justiça e Disciplina pela CGD

16 de dezembro de 2022 - 16:06 # # # #

Ascom CGD - Texto e fotos

O controlador geral de disciplina, Rodrigo Bona Carneiro, destacou a importância e papel do órgão correicional nos últimos anos

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) realizou, nesta sexta-feira (16), sessão solene para entrega da Medalha Mérito da Justiça e Disciplina. A honraria é concedida a personalidades e servidores que, no exercício de suas atribuições funcionais, se constitui em exemplo para a sociedade, bem como para o engrandecimento da atividade de controle externo disciplinar. As 10 indicações, acatadas pelo Conselho de Disciplina e Correição, estão contempladas pelo decreto 31.947/2016.

A cerimônia foi aberta com a apresentação dos hinos do Brasil e do Ceará pela banda de música Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Na oportunidade, o controlador geral de disciplina, Rodrigo Bona Carneiro, destacou a importância e papel do órgão correicional nos últimos anos. “A Controladoria tem o papel de assegurar a disciplina no âmbito das instituições policiais e sistema penitenciário. Desde a sua criação, nossa missão é voltada na busca constante da qualidade dos serviços prestados a população”. Hoje, segundo ele, a secretaria é de grande relevância no âmbito administrativo estadual.

Indicado à honraria, o desembargador André Costa falou em nome dos homenageados. “É uma honra ser homenageado com essa relevante distinção, fato que, realmente, atribuo a generosidade daqueles que fazem a Controladoria Geral de Disciplina”, destacou o magistrado, acrescentando que “a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária precisa de polícias cuja atuação seja pautada na legalidade, no respeito aos direitos humanos e ao Estado democrático de direito, valores e princípios constitucionais defendidos pela CGD”.

“Temos uma parceria muito forte com a Controladoria, tendo defensores e defensoras atuando nos processos disciplinares de defesa dos policiais civis, militares e penais. A Defensoria é essa instituição garantidora da ampla defesa, do regime democrático e do resguardo dos direitos humanos. Receber essa condecoração muito me orgulha e assegura o compromisso de continuar lutando pelo acesso à justiça para todos, todas e todes”, afirmou a defensora pública geral do Estado do Ceará, Elisabeth Chagas, que também foi agraciada com a medalha.

Também foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, o coordenador de transição do governo eleito, Eudoro Santana, os secretários estaduais Francisco das Chagas Cipriano Vieira, Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba, o delegado-geral Sérgio Pereira dos Santos, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Ronaldo Roque de Araújo; e o coronel comandante-geral da Polícia Militar Francisco Márcio de Oliveira.

Também compareceram o desembargador Teodoro Santos, o presidente da Ordem dos Advogados secção Ceará (OAB/CE), Erinaldo Dantas, o deputado estadual Acrísio Sena, o secretário de projetos especiais da Casa Civil, Flávio Jucá, o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, e a gestora do programa Sua Nota Tem Valor, da Secretaria da Fazenda, Jonilma Maia.

Elogio

Como nos anos anteriores, mais uma vez a Controladoria também homenageou servidores com certificados de elogios em reconhecimento e valorização ao trabalho desenvolvido. Confira todos os agraciados com elogio:
CEL PM Arlindo da Cunha Medina Neto; DPC Mariana Caminha Simões; DPC Fernando Figueiredo De Vito; CAP PM Simone Ribeiro Oliveira Correia; CAP PM Jair da Silva Florêncio; EPC Francisco Élcio Santos da Costa; EPC Cleodon Pereira Nobre Junior; EPC Leonardo José Carlos de Oliveira Pereira; IPC Euclides Feitosa Teixeira; IPC Luiz Luzeli Pinheiro Junior; SUBTEN BM Maurilio Saturnino Gomes; 2º SGT PM Franscico Hélio Justino da Silva; 2º SGT PM José Carneiro de Azevedo Neto; 3º SGT PM Antônio Eduardo Vieira Cordeiro; SD BM Roberto César Gonçalves Couto; CB PM João Victor dos Santos Terto; PP Antônio Luiz Gouveia de Moura; PP André Lopes Barreto; PP Mykaelle Damasceno Pereira; PP Raimundo Nonato Salmito Lopes; João Victor dos Santos Miranda; Lívia Maria Barros Teles; Lucas Germano Feitosa Costa; Maria Jussara Laroca Figueiredo dos Santos; Maria Miliane do Nascimento da Costa Coelho; Natalia Soares Arruda e Quênia Oliveira de Araújo.