Governadora Izolda Cela entrega carteiras de habilitação a alunos aprovados no projeto-piloto ABCDetran

21 de dezembro de 2022 - 17:12 # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes e Carlos Gibaja Fotos

Nesta quarta-feira (21), após processo de letramento, formação de condutores e exames, 12 pessoas foram contempladas com CNH na categoria A

A vida de Manoel Ronaldo vai mudar muito a partir do recebimento de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é a expectativa do pedreiro de 34 anos, que vai poder transitar com a sua moto sem preocupações e com mais perícia. Ele é um dos 12 beneficiados com o projeto-piloto ABCDetran que receberam o documento das mãos da governadora Izolda Cela; do superintendente do Detran, Maximiliano Quintino; e outras autoridades, nesta quarta-feira (21), em cerimônia no auditório da Vice-Governadoria.

“Eu não pegava trabalho em lugares mais distantes exatamente porque não tinha segurança de pilotar a moto. Agora, vou conseguir aproveitar mais oportunidades e dirigir com mais tranquilidade e mais atenção ao trânsito”, disse ele, agradecendo ao Governo do Ceará, não só pela CNH, mas também pelas aulas de Língua Portuguesa.

O projeto-piloto ABCDetran teve como objetivo formar candidatos não alfabetizados para a correta condução de veículos automotores em via pública, capacitando-os para o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, é possível dar chances de vida melhor para esta parcela da população e contribuir diretamente para um trânsito mais seguro.

“Toda ação que o Governo (do Ceará) faz é no sentido de abrir oportunidades, de ser mais inclusivo, de gerar benefícios reais para as pessoas. Esse é um projeto inovador. Para ser considerada habilitada para conduzir um veículo é muito importante que a pessoa possa ter segurança com relação à legislação”, destacou a governadora do Ceará, Izolda Cela, desejando que os alunos aprovados “possam contribuir com um trânsito respeitoso, porque onde nós estivermos, podemos contribuir com atitude cidadã, pacífica e respeitosa”.

O piloto do projeto ABCDetran foi realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) no município de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), com apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e da Prefeitura do município.

“É um projeto que nasceu como um sonho nosso de inclusão para atender pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar o suficiente, para que tenham a oportunidade de tirar sua habilitação. É importante como projeto social, mas também como segurança viária para todos”, afirmou Maximiliano Quintino, superintendente do Detran-CE.

Como funciona o curso

Os alunos passam por uma capacitação de 27 dias, com conteúdos de letramento e sobre educação no trânsito por meio digital, com acompanhamento de monitores e carga horária total de 81 horas/aula, antes da realização da prova teórica.

Em seguida, todos são encaminhados para o Centro de Formação de Condutores, para as aulas práticas. Em seguida, realizam o exame prático na sede do Detran-CE.

 

Assim como no programa CNH Popular, os candidatos selecionados fazem parte do Programa Auxílio Brasil e não tiveram nenhum custo com este processo de habilitação.