Governo do Ceará presenteia crianças e adolescentes de 20 entidades no Natal do Acolhimento

21 de dezembro de 2022 - 20:01 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja, José Wagner, Tatiana Fortes e Thiago Gaspar Fotos

A celebração marca as festividades de fim de ano do Governo do Estado desde 2015 e esse ano agraciou mais de 340 crianças e jovens carentes.

O Governo do Ceará promoveu, na tarde desta quarta-feira (21), o seu tradicional Natal do Acolhimento. Com a presença da professora e governadora Izolda Cela, a celebração, que marca as festividades do final do ano, ocorreu nos jardins do Palácio da Abolição e beneficiou 346 crianças de 20 instituições. Depois de dois anos com edições virtuais devido a pandemia da covid-19, esta edição marca o reencontro presencial para a celebração.

“O Natal do Acolhimento, que está no calendário do Governo do Estado, é essa forma muito especial de nós comemorarmos essa energia boa do Natal. E não poderia ser de outra forma que não com esse grande acolhimento, especialmente voltado para as crianças, que amam o Natal, que são as personagens principais de toda história”, pontuou a governadora Izolda Cela. “Aqui estamos em uma grande rede de acolhimento e energia boa”, completou.

Durante o evento natalino, em vez das crianças receberem presentes do bom velhinho, elas recebem presentes dados por padrinhos e madrinhas, funcionários da Casa Civil e de outras secretarias de Governo. Estiveram presentes no evento, junto à governadora, a Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, e o Secretário da Casa Civil, Chagas Vieira.

Momento de alegria

O projeto, que marca o fim de ano do Governo do Ceará desde 2015, tem o objetivo de trazer, nem que seja por um dia, o espírito natalino para o convívio dessas crianças e jovens. Pelos jardins do Palácio da Abolição, as crianças brincaram de pula-pula, touro mecânico, piscina de bolas, lancharam e fizeram a festa com a tão aguardada chegada do Papai Noel. Para Mirela Costa, educadora do projeto Circo Escola Bom Jardim, esse é um momento muito esperado por todos.

“É um evento bastante interessante para que os meninos possam brincar e se divertir, porque lá no projeto eles fazem atividade e vir pra cá é como se fosse um reconhecimento para eles. É um momento onde eles se sentem importantes por estarem ganhando o que pediram para o papai noel”, disse a educadora. O projeto Circo Escola, que participou do Natal do Acolhimento, atua promovendo e fortalecendo, de forma lúdica, a educação para a vida através da arte. “Eles sempre ficam muito empolgados para vir, quando vai se aproximando o tempo eles perguntam todos os dias se esse momento está perto de acontecer”, completou.

Quem também trouxe as suas crianças para a festa foi Márcia Nogueira, diretora do Abrigo Tia Júlia Parangaba, que destacou que o sentimento que fica é o de “pertencimento”. “A maior importância desse evento para eles [as crianças] é o sentimento de pertencimento, de se sentirem integrados, de saber que tanta gente cuida deles com tanto carinho preparando um momento como esse. A gente vê o brilho nos olhos”, destacou a diretora.

Segundo a diretora, nos locais de acolhimento, muitas crianças têm no Natal um momento difícil por ser uma época de nostalgia e recordações, e o Natal do Acolhimento é um evento que ajuda a mudar esse sentimento. “Quando temos um evento como esse, preparado com tanto carinho, tanto cuidado, e envolvendo tanta gente, eles se sentem felizes por ganhar presente, por poder tirar uma foto com o Papai Noel. As crianças em situação de vulnerabilidade não são diferentes [das outras], eles tem sonhos, também almejam está com a família, e nesse momento estamos fazendo esse papel de representar a família para eles”, completou.

O evento contou com a apresentação do Coral Chamas da Alegria, do Projeto Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, e com o Coral da Luz. Além disso, o Grupo Pastoril da Associação dos Moradores do Conjunto Tancredo Neves também realizou uma apresentação teatral.

Mensagem aos cearenses

A governadora Izolda Cela aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de natal aos cearenses. “Nós pedimos que Jesus abençõe sempre, com sua luz e sua bondade, a vida das nossas crianças cearenses”, enfatizou Izolda. “Um Feliz Natal, um Natal de paz, de alegria e um Ano Novo próspero. E dias melhores para todos nós”, finalizou a governadora.