Demoday marca encerramento do Ciclo 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais e premia três startups

22 de dezembro de 2022 - 11:22 # # #

Ascom Adece

Com o objetivo de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por startups cearenses, o Governo do Ceará realizou, nessa quarta-feira (21), no Centro de Eventos do Ceará, o Demoday, encerramento do Ciclo 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais. A iniciativa é das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); e suas vinculadas, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Das dez startups a apresentarem suas ideias em formato de pitch, três foram escolhidas por uma comissão julgadora e premiadas ao final do evento. São elas:

1 – Verde Acqua (cadeia da água)
2 – Turisnato (setor de turismo)
3 – BMO – Be More | Seja mais (TIC)

Conforme o secretário de Comércio, Inovação e Serviço da Sedet, Júlio Cavalcante, o programa conta com 75 startups desenvolvidas, atuando em problemas reais de setores econômicos potenciais de cada região e que possuem demanda local e mundial. “A economia cearense está crescendo mais rápido do que os outros estados brasileiros e o Programa reforça esse desenvolvimento de forma capilarizada, focando nas vocações regionais. O Programa continua e agora cada vez mais direcionado na experiência da startup após a jornada de formação, buscando desenvolver seus negócios com acesso a crédito, financiamentos, novos investidores e mercados, e também apoiando na promoção e divulgação das soluções, por isso a importância de eventos como esse”, afirma.

O presidente da Adece, Francisco Rabelo, destaca a importância do apoio da Agência e os programas voltados a startups cearenses para o ecossistema de inovação local. “A Adece é responsável pela disponibilização dos recursos para bolsas através do Fundo FIT. No primeiro e segundo ciclos do Programa Clusters investimos mais de R$ 7 milhões. Em novembro deste ano fomos ao Web Summit, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que acontece em Portugal. Com o nosso apoio, três startups participaram do evento e expuseram seu trabalho em uma das maiores vitrines mundiais do segmento. Recentemente, também lançamos uma linha de crédito voltada para startups. São mais R$ 10 milhões aplicados. A mais recente novidade é que a Adece está desenvolvendo um modelo de parceria para beneficiar as melhores startups do programa. A parceria vai contemplar atividades de mentorias e até aporte de recursos financeiros”, anuncia.

A programação contou ainda com feira de exposição das startups participantes e painel com as instituições realizadoras sobre a importância do programa para o desenvolvimento regional do Ceará.

Uma mesa redonda abordou a importância dos programas Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais para o Ceará foi mediada pela coordenadora de Promoção de Negócios para Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Natasha Melo. Participaram também o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante; diretor de Suporte a Negócios da Adece, Joaquim Perucio; secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa; e diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares.

Resultados em números

A parceria dos programas Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais encerrou o segundo ciclo da jornada de desenvolvimento de startups com 57 problemas identificados e 75 startups apoiadas nas 14 regiões de planejamento do Estado. No Ciclo 2022, foram beneficiados 147 bolsistas empreendedores e 52 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 30 clusters estratégicos do estado, atendendo demandas de 12 setores econômicos – Agronegócio, Turismo, Cadeia da Saúde, Cadeia da Moda, TIC, Infraestrutura e Logística, Cadeia da Água, Comércio, Educação, Construção Civil, Mineração e Metalmecânica e Indústria Extrativista.