Governo do Ceará entrega 109º Centro de Educação Infantil em Pires Ferreira

23 de dezembro de 2022 - 11:53 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes Fotos

Parte do Programa Mais Infância Ceará, unidade educacional atenderá até 100 crianças

Na cidade de Pires Ferreira, distante a 284 Km de Fortaleza, Anthony Miguel, de um ano, já está descobrindo as formas do mundo enquanto brinca e explora. Assim como ele, outras crianças do município, no Sertão de Sobral, terão mais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento com o 109° Centro de Educação Infantil entregue pelo Governo do Ceará na manhã desta sexta-feira (23). A solenidade contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Paulo Guedes, e da prefeita de Pires Ferreira, Lívia Muniz.

Segundo a mãe de Anthony, Neide Cardoso, cada aprendizado do filho é muito celebrado. Ela, que veio do Espírito Santo para o Ceará, onde constituiu família, também diz que o CEI representa apoio. “É um espaço importante para que ele aprenda a se expressar e conviver com outras crianças. É muito bom para nós, mães, já que contamos com esse lugar para deixá-los enquanto se desenvolvem”, disse Neide, que é agricultora.

O CEI, que homenageia Pio Rodrigues Araújo, está localizado no bairro Marrocos. O equipamento atenderá até 100 crianças em um espaço de 383,37 m², com duas salas de aula, área recreativa com grama natural, casinha-parque, refeitório e cozinha. Além disso, o CEI conta com coordenação, banheiros com acessibilidade, depósitos, despensa, lavanderia e e casa de gás e de bomba.

Representando a titular da SPS, Onélia Santana, o secretário-executivo Paulo Guedes destacou a parceria entre Estado e Prefeitura Municipal para viabilizar a implantação do equipamento. “Pires Ferreira é destaque na educação e na Assistência Social. Esses resultados são obtidos com muito trabalho. Juntos, promovemos transformação”, afirmou.

O CEI foi construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com investimento de R$ 1.194.639,84.

A prefeita Lívia Muniz reforçou que unir o lúdico ao processo de aprendizagem potencializa o desenvolvimento integral das crianças. “Esse momento é uma grande festa da educação, que é uma marca da nossa cidade. O trabalho que fazemos aqui reflete o compromisso que o Ceará tem com a formação das nossas crianças e jovens. Educação em Pires Ferreira é prioridade, desde a primeira infância até a valorização dos professores”, destacou.

Pires Ferreira tem três escolas públicas entre as 100 melhores Brasil no Ensino Fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Ainda no Ideb, o município conquistou a nota 9,1 nos anos iniciais (1° ao 5°), e 7,9 anos anos finais (6° ao 9°).

Esse compromisso tem impulsionado a pequena Angela Sofia, 4, aos voos do aprender. “Ela já estuda no primeiro CEI do município, o Vó Fransquinha. Ter mais espaços assim é fundamental para as crianças de Pires Ferreira. Ficamos muito felizes”, comentou Francilene Melo, 24, mãe de Ângela Sofia.

Com apresentações musicais, a solenidade também contou com o plantio e distribuição de mudas de plantas nativas. O Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, fortalece a boa convivência com a natureza por meio de ações educativas.

Mais Infância Ceará

O Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido de maneira interinstitucional, envolve obras e ações para combater a desigualdade e promover a justiça social e o desenvolvimento integral da criança.