No Hias, mãe segura filha pela primeira vez durante edição do Projeto Bebê Noel

23 de dezembro de 2022 - 11:37 # # # #

Letícia Maia - Ascom Hias Texto e Foto

Iniciativa contempla, de maneira segura e humanizada, recém-nascidos prematuros e seus familiares

Participar ativamente de datas comemorativas e sentir a atmosfera natalina é um direito básico de toda criança. Nesse sentido, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nessa quinta-feira (22), nova edição do Projeto Bebê Noel. A iniciativa contempla, de maneira segura e humanizada, recém-nascidos prematuros e suas respectivas famílias.

Decorações temáticas foram cuidadosamente selecionadas para trazer ao ambiente hospitalar a magia do fim do ano e a esperança de dias melhores. “A internação no período neonatal gera repercussões no cotidiano familiar. Esta ação ameniza a saudade, promove interação e demonstra que a atual condição de saúde das crianças não configura um impeditivo para que seus primeiros natais sejam registrados”, afirmou a coordenadora do Serviço Social do Hias, Luna Celedônio.

Elaine Cristina, mãe de Sofia, fez um de seus desejos natalinos. “Esta ocasião é duplamente especial. Acabei de segurar a minha filha pela primeira vez. Não consigo descrever essa emoção”, compartilhou, emocionada.

A assistente social Suziane Fabrício ressalta a união de esforços despendidos para realizar sonhos. “Aqui, além de garantir uma assistência multidisciplinar adequada, nossas equipes desenvolvem estratégias para oferecer amor, cuidado e muito carinho. Este ensaio fotográfico é um gesto simples que renderá lembranças para toda a vida”, assegurou.

Olhar atento
A coordenadora de Enfermagem da Neonatologia, Zélia Mota, acompanhou atentamente cada etapa do processo, oportunizando biossegurança e suporte. “É lindo observar o quanto os profissionais se envolvem e o quanto isso repercute positivamente. Estamos sempre juntos para viabilizar a participação dos nossos pequenos naquilo o que for possível, com a presença das mães, com a autorização de pais e sob o olhar atento de todos nós”, apontou.

Francisca Marciana, mãe do pequeno Ícaro, avaliou positivamente o momento. “Meu sonho é levar o meu bichinho para casa. Sei que este dia está chegando. Vê-lo de gorrinho de Papai Noel foi lindo demais. Só tenho a agradecer ao Hias”, comentou.

Para Emanuela Albuquerque, mãe de Daniel, a dinâmica aqueceu o coração e fortaleceu a fé na recuperação do filho. “Não tenho dúvida de que ficará tudo bem. Tudo isso é muito representativo”, disse.

As fotografias foram feitas pela profissional voluntária Débora Ribeiro. As imagens serão entregues em breve às famílias e irão representar uma lembrança para a posteridade.