Pacientes da UTI recebem mensagens natalinas de seus familiares

26 de dezembro de 2022 - 17:49 # # # # #

Valéria Alves - Ascom HRC Texto e Fotos

Claudemir Pereira da Silva deixou mensagem para a esposa Luana da Silva, internada há mais de 20 dias no HRC

O Serviço Social e o setor de Psicologia do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realizaram uma ação natalina especial neste fim de semana com os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os familiares foram convidados a escrever mensagens em bolas decorativas de Natal para colocar nos leitos de seus parentes internados.

Lucas Barros está internado há mais de um mês e recebeu a mensagem deixada pela mãe, Francisbruna Brito

Cerca de 50 pacientes foram contemplados com a iniciativa, pensada para amenizar um pouco a ausência de quem passou a festividade no hospital. “Pensamos em uma atividade em que as famílias pudessem participar trazendo um pouco de carinho. Quando se aproxima o período do Natal, muitos de nós criamos a expectativa de estar próximo às pessoas que amamos. Então, os pacientes puderam receber essas mensagens de afeto e ficar vendo-as durante todo o tempo”, comentou a coordenadora do Serviço Social, Amanda Séfora Leite.

Claudemir Pereira da Silva, esposo de Luana da Silva, 27, internada há mais de 20 dias, aprovou a ideia. “Desejei feliz Natal para ela, mandei um ‘eu te amo’ e que ela fique boa logo”, disse.

Outro paciente contemplado foi o jovem Lucas Gouveia Barros, de 19 anos. Ele está internado há mais de um mês e recebeu a mensagem deixada pela mãe, Francisbruna Brito. Ela falou sobre a angústia do momento, por não ter o filho em casa, mas acredita que em breve ele vai se recuperar. “É Natal e não pudemos estar juntos, mas ele vai reagir e logo estará ao nosso lado, comendo aquela pizza, aquela sopa, a panelada que ele gosta, porque os planos de Deus são maiores que as lutas que ele está travando”, afirmou.

A psicóloga do HRC, Roziane Freitas, destaca que esse tipo de ação é bastante positiva para o tratamento dos pacientes. “O Natal traz esse sentimento de fraternidade, então a gente percebeu, do ponto de vista emocional, que foi tudo muito representativo porque a gente sabe que muitas pessoas têm dificuldade de externar os sentimentos. Mas por meio da escrita eles conseguiram demonstrar. E os pacientes que vivenciam essa tristeza pelo isolamento, por estarem na UTI, se sentiram mais próximos, mais acolhidos pelos familiares” explicou.

Para a diretora-geral do HRC, Demostenia Coelho, a ação demonstra um dos principais propósitos da instituição, que é o de trabalhar a saúde para o bem-estar social. “A gente sabe que em uma data como essa, quem está em um hospital fica mais emotivo e com saudades de casa. O nosso trabalho aqui é cuidar da saúde física, mas nada impede de irmos além e cuidarmos também da espiritualidade e do psicológico dessas pessoas. É por meio de pequenas atitudes como essa que trabalhamos nossa empatia e solidariedade com todos que estão sob nossos cuidados. Quem recebeu a mensagem de um familiar com certeza se sentiu melhor neste Natal”, destacou.