Programa São Luiz em Rede supera marca de 115 mil crianças e adolescentes atendidos

26 de dezembro de 2022 - 13:16 # # # # #

Cineteatro São LuizTexto
Guilherme Silva Foto

Em 2022, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), alcançou um total de 116.493 crianças, adolescentes e jovens para além de sua grande sala de cinema. Esse público, em especial, foi atendido pelo programa São Luiz em Rede, que existe desde 2015. Por meio da linguagem audiovisual, o programa é uma iniciativa que reúne três projetos: Escola no Cinema, que recebe os estudantes e atendidos na sala de cinema do equipamento; o São Luiz Itinerante, que chega às salas de aula de escolas por meio da Secretaria da Educação do Ceará, além de diversas entidades; e o Cine Educação, que exibe no São Luiz filmes e documentários seguidos de debate, atendendo ao público adolescente e jovem.

Voltado para o público infanto-juvenil, a iniciativa se propõe aprofundar a difusão, fruição, formação e acessibilidade artística e cultural, por meio do cinema, em parceria e em consonância com instituições de ensino da rede pública e privada, órgãos públicos, entidades e associações diversas da capital e do interior do Ceará.

Desde sua implementação em 2015, por meio da Escola no Cinema, o programa se ramificou nos outros projetos, como o São Luiz Itinerante em 2020, com a demanda de isolamento social da pandemia de Covid-19, e o Cine Educação em 2022, direcionado para estudantes do ensino médio. Ao longo dos sete anos de existência do São Luiz em Rede, a programação já envolveu mais de 500 instituições parceiras oriundas de Fortaleza e de outros 18 municípios cearenses.

Para o Diretor do Cineteatro São Luiz, José Alves Netto, o programa São Luiz em Rede “Se constitui como uma forma de colocar em prática a democratização e popularização no segmento audiovisual, particularmente direcionado ao público infanto-juvenil, seguindo a Política Estadual de Cultura Infância do Ceará. O projeto ‘São Luiz Itinerante’, por exemplo, apresenta-se como um viés de formação importante, uma vez que estimula a ampliação de repertórios, possibilitando experiências de fruição e apreciação de obras em audiovisual, por meio de títulos com conteúdos que são trabalhados em sala de aula por professores de todo Ceará”.

A linguagem audiovisual, em especial o cinema, cuja matriz de operação está historicamente associada ao São Luiz desde a sua inauguração em 1958, é a ponta de lança dessas atividades do programa São Luiz em Rede”, pois “reafirmam nossa convicção e compromisso com as práticas e potências da intersetorialidade no mundo contemporâneo, no caso, entre o audiovisual e a educação, seja no desenvolvimento de novas metodologias e reflexões, com consequente ampliação dos conhecimentos e capacidades, seja na promoção e valorização do nosso patrimônio artístico e cultural, destacando ainda a atenção e zelo que temos para com a diversidade do público contemplado, em especial as crianças e jovens.”, pontua Duarte Dias, Programador e Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz.

Saiba mais sobre os projetos do São Luiz em Rede

Escola no Cinema
Constituída como faixa de programação gratuita, a Escola no Cinema exibe, na histórica sala de cinema, consagrados filmes de longa, média e curta duração, brasileiros ou dirigidos por realizadores brasileiros. São exibidos títulos nos gêneros ficção, animação e documentário, com temáticas diversas, voltados para o público infanto-juvenil, em especial estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino, além de instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior do Estado do Ceará.

Em 2022, 7.202 crianças e adolescentes estiveram presentes em 60 sessões do projeto; desde sua implementação em 2015, o Escola no Cinema – que tem entre seus grandes parceiros a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) – já atendeu 110.031 crianças e adolescentes de todas as regionais de Fortaleza e região metropolitana, além de municípios circunvizinhos.

São Luiz Itinerante
De forma gratuita, o São Luiz Itinerante promove o audiovisual cearense e brasileiro ao tempo em que contribui para o estabelecimento de uma rede de difusão estadual em espaços não-comerciais, atendendo escolas e universidades públicas e privadas, cineclubes, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) – que, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa – MAIS PAIC, incluiu o projeto em seus cadernos “Fortalecendo Aprendizagens”, que atendem escolas municipais de ensino fundamental em todo o Estado do Ceará -, e com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), que exibe obras do acervo do projeto nos Centros Socioeducativos do Estado, o projeto atendeu, no ano de 2022, um público de 1.901 crianças e adolescentes; desde sua implementação, no ano de 2020, o projeto contemplou um público de 5.624 crianças e adolescentes de mais de 50 instituições de 12 municípios do Ceará.

Cine Educação
Com início em 2022, o projeto Cine Educação propõe estabelecer, de forma gratuita e no Cineteatro São Luiz, o diálogo entre a sétima arte e a educação através de exibições audiovisuais seguidas por debates e/ou aulas com finalidades pedagógicas e formativas, sempre considerando temas que perpassam os diversos aspectos da contemporaneidade, sejam eles no âmbito local, nacional ou internacional.

O projeto se destina, em especial, às instituições de ensino médio públicas e privadas, mas também às universidades e demais instituições formativas. Em 2022 o projeto contemplou, numa parceria com o Colégio Tiradentes, um público de 838 jovens em 3 sessões presenciais no Cineteatro São Luiz.