Cagece e SPS realizam blitz educativa e fixam placas contra LGBTfobia nos quiosques da Beira Mar

27 de dezembro de 2022 - 10:56 # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Coordenadoria Especial de Políticas para LGBT, realizam
blitz educativa contra LGBTfobia, nesta terça-feira (27), a partir das 16h, no aterrinho da Avenida Beira Mar, no trecho entre as ruas Raimundo Girão e Raul Barbosa.

A blitz tem com objetivo de sensibilizar para o cumprimento da lei das placas contra LGBTfobia e ajudar a prevenir a ocorrência de novos casos de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero por parte dos estabelecimentos e dos clientes. O coordenador especial de Políticas para LGBT da SPS, Narciso Júnior, explica que durante a blitz serão feitas abordagens com os responsáveis pelos espaços, além de serem afixadas placas de enfrentamento à LGBTfobia nos quiosques. “Não é papel do governo doar as placas, mas esta é uma ação pontual em virtude das denúncias de crimes de LGBTfobia nestes espaços públicos da Beira Mar”, reforça.

As placas que serão afixadas durante a blitz foram confeccionadas pela Cagece. “Quando recebemos o convite para participar desta ação, prontamente nos colocamos à disposição, pois esta é uma causa que está diretamente relacionada aos valores da Cagece. O combate ao crime de LGBTfobia é uma responsabilidade de todos e a companhia está aqui para somar nesta luta”, afirma a coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Régia.

Sobre a Placa

O ex-governador, Camilo Santana, sancionou em 2021 a Lei 17.480, que determina a fixação de avisos contra a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero em estabelecimentos públicos e privados. A lei de autoria do ex-deputado e governador eleito, Elmano de Freitas, estipula que as placas devem ser fixadas no lado externo ou em uma das entradas dos estabelecimentos.