Corpo de Bombeiros Militar promove sargento que ficou à deriva

29 de dezembro de 2022 - 11:29 # # # # #

Ascom CBMCE

O Dia Nacional do Guarda-Vidas, comemorado nessa quarta-feira (28), foi marcado pela promoção de um membro do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que simboliza todos os valores da corporação. O até então 3º sargento Jairo Oliveira, bombeiro militar há 13 anos, foi promovido a 2º sargento nessa quarta-feira (28), em cerimônia na Praia do Futuro. O evento contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, e do comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque.

Jairo Oliveira foi promovido por bravura após salvar um turista francês, no último dia 6 de dezembro, que praticava kitesurf, na praia de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O sargento foi encontrado entre as praias de Guriú e Tatajuba, no município de Camocim, após ficar no mar por quase oito horas. Após salvar o homem, o bombeiro militar retornou ao mar para buscar o equipamento esportivo, quando a pipa enroscou no veículo e causou uma pane na moto aquática, deixando o sargento à deriva. Ele nadou 21 km até chegar em terra firme.

Conforme o secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio, esse foi um feito histórico. “Além de salvar um turista, o sargento Jairo buscou salvar um equipamento de kitesurf. Nunca na história do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará uma pessoa veio a ganhar um mérito por bravura em vida, todos eles foram post mortem. Então, é um feito que vai ficar na história do CBMCE e da SSPDS”, afirmou.

De acordo com o coronel Ronaldo Roque, a conduta de Jairo Oliveira representa o compromisso do CBMCE. “A sua atitude demonstrou o quanto é importante ter discernimento, ter tranquilidade, ter capacidade técnica, ter resistência e ter domínio emocional”, enfatizou ele.

Para o sargento Jairo Oliveira, uma data que já era especial, ganhou ainda outro significado. “É muito gratificante juntar o momento de comemorar o Dia Nacional do Guarda-Vidas com a promoção. É uma comemoração de forma ampla, que eu recebo com muita gratidão”, ressaltou.

Programação

Durante a manhã, também ocorreram competições, como corrida na areia, natação com nadadeira, natação com vítima, entre outras. Segundo o capitão Igor Cabral, subcomandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS), além de ser uma grande confraternização entre os bombeiros militares, o evento também faz com que as pessoas possam conhecer melhor o trabalho dos guarda-vidas. Ele ressaltou que “o guarda-vidas gosta de praticar atividades físicas. Então, isso nada mais é do que o resultado do preparo de um ano todo e, no fim do ano, nós fazemos a competição para ver como está o desempenho dos militares”, pontuou ele.

A soldado Iara Noronha, que participou das competições, também acredita que o evento é mais um incentivo para os militares. “Nós, guarda-vidas, temos essa sede por esportes e gostamos de competição”, disse ela.