Governo do Ceará e Portocem assinam contrato para a construção de gasoduto no Complexo do Pecém

29 de dezembro de 2022 - 15:20 # # # #

Ascom Cegás - Texto
José Wagner - Ascom Casa Civil - Fotos

Mais investimentos e geração de empregos para os cearenses. O Governo do Ceará, por meio da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), e a empresa Portocem assinaram contrato nesta quinta-feira (29) para a construção de um gasoduto que levará gás natural para a Usina Termelétrica a ser implantada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará). O contrato foi assinado no Palácio da Abolição, na presença da governadora Izolda Cela, do CEO da Portocem, Ronan Dias, e da presidenta da Cegás, Cissa Maia.

A Cegás estima investir aproximadamente R$ 81,2 milhões na construção de um gasoduto de 11 km de extensão, de uma unidade de aquecimento, de uma estação de recebimento e de uma estação de entrega e medição do gás. Com isso, a companhia receberá gás natural de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que será agregada pela Portocem.

“A assinatura do contrato dá um novo fôlego ao trabalho desenvolvido na Zona de Processamento de Exportação do Pecém. É um investimento de grande importância, o maior da história da companhia, com a previsão de utilização do gasoduto por 15 anos, contribuindo com a implantação da usina termelétrica da ZPE e fortalecendo a ideia de um hub de gás natural do Nordeste para toda a América Latina”, afirmou a governadora Izolda Cela.

A presidenta da Cegás, Cissa Maia, explica que o contrato com a Portocem resultará no maior investimento da história da companhia. “Estamos muito felizes por estar efetivamente realizando, com esse contrato, nossa missão, que é distribuir gás para desenvolver a economia de nosso Estado”, disse.

O consórcio Portocem foi o vencedor do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência, em dezembro de 2021, e investirá R$ 4,7 bilhões para a instalação de uma usina termelétrica, que terá uma potência de 1.571 MW. O prazo estimado para a implantação da usina é de três anos e meio, com a geração de 1.700 empregos diretos durante a construção. Será implantada ainda uma linha de transmissão com 8 km de extensão que conectará a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através da Subestação de Pecém 2.

“A celebração deste contrato com a Cegás é um marco muito importante para o projeto da UTE Portocem, pois além de abastecer nosso complexo o gasoduto permitirá a conexão com outros consumidores, permitindo que a região vire um importante hub de gás natural na América Latina e atue como uma âncora para a atração de diversos outros investimentos sustentáveis e importantes para o estado do Ceará”, afirma Ronan Dias, CEO da Portocem.

Sobre a Cegás

A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1994 com o objetivo de fornecer gás natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a companhia fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

Sobre a Portocem

A Portocem é um investimento da Ceiba Energy, empresa que possui, desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina.