CGE passa a realizar auditorias internas com base em riscos

30 de dezembro de 2022 - 16:11 # # # #

ASCOM CGE

Ao longo do ano de 2022, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) deu um grande passo para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Estado com o avanço na implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

Dentre as ações, destaca-se a consolidação da metodologia de auditoria baseada em riscos e o aperfeiçoamento do processo de trabalho. Ressalte-se, ainda, a elaboração de procedimentos e manuais, melhorias nos sistemas de auditoria interna e de monitoramento, disponibilização do Código de Conduta Ética dos Auditores Internos e a disseminação do Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental; dentre outras.

Com o avanço do modelo na CGE e o fortalecimento da sua função de Auditoria Interna, a CGE passou a ser membro permanente da Câmara Técnica que assessora o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) em assuntos relacionados à Auditoria Interna e implantação do IA-CM no Brasil.

Auditorias Internas com foco em aumentar e proteger o valor dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Estadual

A metodologia de trabalho baseada em riscos resultou na seleção de trabalhos de auditoria em processos finalísticos de áreas estratégicas do Estado, até então não avaliadas em outros trabalhos da CGE.

Destacam-se as auditorias no Processo de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), no Processo de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e no Processo de Licenciamento Ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

Foram também realizados trabalhos em processos estruturantes, como o Processo de Terceirização na Secretaria da Saúde e na Secretaria da Educação, com melhorias que devem ter impacto em todo o Estado. Além disso, foi iniciada auditoria no Processo de Gestão de Bens Móveis da Secretaria de Planejamento e Gestão Interna.

As auditorias internas realizadas pela CGE, buscam promover melhorias dos serviços públicos ofertados à sociedade, fortalecer o gerenciamento de riscos, os controles internos da gestão e a governança, auxiliando os órgãos e entidades no alcance de seus objetivos.

E mais

A CGE é o órgão responsável pela auditoria, em nível estadual, das atividades do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará – IPF Ceará, cujo beneficiário é o Tribunal de Contas do Estado, sendo realizada auditoria cujo resultado foi encaminhado ao Banco Mundial.

Outros destaques

Para o fortalecimento da função de Auditoria Interna Governamental no Poder Executivo Estadual foram realizadas capacitações nos temas Gestão de Riscos no Setor Público e Avaliação de Estrutura de Controle.

Além disso foram elaboradas trilhas de auditoria para compor o Relatório de Controle Interno das Contas de Gestão dos órgãos, entidades e fundos no âmbito das contas anuais, e desenvolvidos checklists para aprimoramento dos processos.