Com nova sede, Centro de Referência sobre Drogas ampliará atendimento e ações para população
30 de dezembro de 2022 - 11:34 #acolhimento #atendimento #prevenção #SPS
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Marcos Studart - Fotos
Equipamento conta com equipe multidisciplinar para atender pessoas em situação de rua e com problemas referentes ao uso de álcool e outras drogas
De portas abertas para ofertar acolhimento e prevenção, a nova sede do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) foi entregue pelo Governo do Ceará na manhã desta sexta-feira (30), no bairro Mucuripe, em Fortaleza. A solenidade foi conduzida pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana.
Agora, o Centro de Referência sobre Drogas, órgão vinculado à SPS, conta com mais espaço e melhor acessibilidade para ampliar os serviços de atendimento, de acolhimento e orientações à população em situação de rua e com problemas referentes ao uso de álcool e outras drogas.
As novas instalações também permitirão o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção, atenção, apoio e reinserção social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Aqui, vamos abraçar não só quem precisa superar essa dificuldade, mas também as famílias. Além do acolhimento, com todo o suporte necessário, vamos encaminhar para outros programas e ações da SPS, como a qualificação profissional”, afirmou Onélia Santana, titular da SPS.
A equipe multidisciplinar é composta por psicólogas, enfermeiras, assistentes sociais, advogadas e técnicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no piso térreo do prédio, onde funcionou um escritório da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz Ceará).
“A nossa equipe estará bem mais próxima da população, com nossos serviços e projetos, dentre eles: Mais Papo, Mais Atitude, realizado com grupos de adolescentes nas escolas; Resenha da Prevenção, voltado para práticas esportivas com crianças adolescentes; e Famílias Fortes, para o fortalecimento dos vínculos familiares”, explicou a coordenadora do CRD, Lidiane Rebouças.
Os serviços são ofertados de forma presencial, na Avenida Abolição, n° 3893, ou remoto, por demanda, sem necessidade de agendamento.
O psiquiatra André Bezerra avalia que o equipamento contribui com a rede pública de saúde. “Essa unidade, que tem grande alcance social, é mais uma porta para tratar uma questão que é de saúde pública”, disse.
Unidade Móvel
Além de atender na sede fixa, o CRD realiza serviços itinerantes, de busca ativa e acompanhamento de usuários de álcool e outras drogas, em ruas, praças e nos terminais de ônibus da Capital.
Os serviços são realizados na Unidade Móvel do CRD. Entidades e associações comunitárias podem solicitar os serviços pelo e-mail: crd@sps.ce.gov.br