Memória do CBMCE: projeto contribui para o resgate histórico da instituição

30 de dezembro de 2022 - 14:32 # # #

Ascom CBMCE

Contar a história do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) pela trajetória de quem ajudou a construir a reputação desta corporação. Com essa premissa, foi lançado o projeto “Memória do CBMCE”, com entrevistas e fotografias de militares que fazem parte da história do Corpo de Bombeiros. Quatro episódios já foram publicados no YouTube.

Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, “a escuta destas histórias vai contribuir com a preservação da memória de nossa corporação”. Ele ainda pontua que essas narrativas são fundamentais para as próximas gerações do Corpo de Bombeiros. “No presente estamos respeitando o passado e almejando a melhoria do futuro”, ressaltou.

As entrevistas são feitas de maneira informal. A recuperação destas memórias, que são ao mesmo tempo pessoais, coletivas e históricas, permite a reconstrução e ressignificação dos laços de gerações de bombeiros militares com a sociedade alencarina.

Já foram publicadas entrevistas com o coronel Fernando César Sales Furlani; subtenente Francisco das Chagas Fernandes Gonçalves, um dos primeiros mergulhadores da corporação; coronel José Ronald Brito e dona Das Dores, viúva do tenente-coronel Raimundo Nonato da Cunha. Os quatros narram vivências como o incêndio no Cine Majestic, criação do Serviço de Busca e Salvamento e outras histórias.