Encontro sobre Design e Inovação acontece pela primeira vez no Centro de Design do Ceará nesta sexta-feira (6)

4 de janeiro de 2023 - 16:16 # # # # #

Ascom Centro de Design do Ceará - Texto

O MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação reúne especialistas para palestras na área, integrando as atividades do Programa de Mentoria INOVDESIGN

Nesta sexta-feira (6), o Centro de Design do Ceará recebe, pela primeira vez em sua sede, as atividades do MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação. O evento traz a palestra “Design: entre forma e função política”, ministrada por Camila Barros, designer e professora do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro é aberto ao público e integra as atividades do Programa de Mentoria INOVDESIGN Ceará, promovido pelo Centro de Design do Ceará em parceria com o CriarCE.

O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Camila Barros abre o encontro estimulando reflexões sobre a concepção do design e como ele se conecta com todos os aspectos da vida. O objetivo deste debate é mostrar que a prática de projetar está associada a uma dimensão também política, sendo uma construção que passa por tensionamentos e dialoga com a concepção de mundo e a existência social dos sujeitos envolvidos. Desta forma, a conversa busca propor caminhos para pensar possibilidades transformadoras por meio do design.

Esta será a terceira atividade da série de encontros e imersões envolvendo os mentores e mentorados do programa INOVDESIGN. Cada evento começa com uma palestra aberta ao público, contemplando temas como processo criativo, tecnologia de materiais e estratégias de comunicação e imagem. Após as palestras, o encontro segue com discussões sobre os projetos que vêm sendo acompanhados no programa de mentoria desde outubro de 2022.

Os encontros seguintes serão realizados nos dias 13 e 20 de janeiro na sede do Centro de Design do Ceará, buscando promover a difusão do design e divulgar os resultados do programa de mentoria.

O que é o INOVDESIGN Ceará?

O Programa de Mentoria INOVDESIGN Ceará é promovido pelo Centro de Design do Ceará em parceria com o programa de aceleração de desenvolvimento de hardware do CriarCE. Por meio de edital, foram selecionados cinco mentores e dez mentorados para o desenvolvimento de até 20 projetos que conectam design, inovação e empreendedorismo, impulsionando novos produtos com a identidade do Ceará. O programa é realizado entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

O que é o Centro de Design do Ceará?

O Centro de Design do Ceará é um equipamento público que fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O prédio está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

Implementado em dezembro de 2022, o equipamento atualmente abriga a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”, que reúne aproximadamente 200 peças, partindo do fazer ancestral como principal saber do design, com a premissa que não há fronteiras entre a cultura popular, o design e a arte. A mostra é aberta ao público das quintas aos sábados, das 12h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18h.

O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

O que é o CriarCE?

Mais do que uma aceleradora para apoiar o Desenvolvimento de Soluções em Hardware, o CriarCE é um ambiente de inovação e empreendedorismo, localizado em Fortaleza, destinado a apoiar ideias e empresas que possuam soluções baseadas em hardware.

O CriarCE se propõe a ser esse hub de inovação em Hardware e parceiro de todos os programas de aceleração e pré-aceleração do Estado e fora dele. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Serviço

MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação

Data: 6 de janeiro

Horário: 8h às 12h

Local: Centro de Design do Ceará

Rua Dr. João Moreira, 450 – Centro

(Complexo Cultural Estação das Artes)

 

Programação Completa

6 de janeiro

8h – Palestra: Design: Entre forma e função política (Camila Barros)

10h30 – Design e Inovação: apresentação sobre projetos das startups EdukaBraile, Smart SOCK e Trama

Local: Centro de Design do Ceará

Rua Dr. João Moreira, 450 – Centro (Complexo Cultural Estação das Artes)

 

13 de janeiro

8h – Palestra: Design e Tecnologia de Materiais (Érico Gondim)

10h30 – Design e Inovação: apresentação sobre projetos das startups OpentDTS, MedGastro e IasEG

Local: Centro de Design do Ceará

Rua Dr. João Moreira, 450 – Centro (Complexo Cultural Estação das Artes)

 

20 de janeiro

8h – Palestra: Branding – Noções básicas de estratégia de comunicação e imagem nas empresas (Antônio Carlos da Silva)

10h30 – Design e Inovação: apresentação sobre projetos das startups FotoQuantum, ARM e Smap

Local: Centro de Design do Ceará

Rua Dr. João Moreira, 450 – Centro (Complexo Cultural Estação das Artes)