Governo do Ceará anuncia nomes para Detran, SOP, Metrofor e Adece

4 de janeiro de 2023 - 18:34 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Divulgação - Fotos

O governador Elmano de Freitas divulgou, nesta quarta-feira (4), os nomes dos titulares do segundo escalão da nova gestão estadual, que compreendem a Superintendência de Obras Públicas (SOP), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O anúncio foi realizado por meio das redes sociais, onde o chefe do Executivo cearense desejou sorte aos dirigentes e um “ótimo trabalho na continuidade dessa missão”.

Confira abaixo a lista com os nomes dos novos integrantes do governo:

Quintino Vieira – SOP

Francisco Quintino Vieira Neto é engenheiro civil graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem larga carreira no serviço público estadual na área de Infraestrutura. Desde 2019 é titular da Superintendência de Obras Públicas. Também já ocupou os cargos de superintendente do Detran, do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE). Foi ainda secretário-adjunto da Secretaria das Cidades e secretário-adjunto da Casa Civil. Também foi titular de secretarias municipais, consultor da Procuradoria Regional do Trabalho (7ª Região–CE) e diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Michel Mourão – Detran-CE

Michel Mourão Matos é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atuou na advocacia privada em diversas áreas. Em seguida, passou a atuar como advogado público, sendo assessor jurídico da então Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e procurador jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Também tem passagem pelo Instituto Agropolos do Ceará. Desde maio de 2021 estava como diretor Administrativo-financeiro do Detran-CE.

Danilo Serpa – Adece

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós -graduado em Gestão Pública, Danilo Serpa esteve à frente do Complexo do Pecém de 2015 a 2022. Antes disso, foi secretário de Relações Institucionais. Entre 2012 e 2014, exerceu o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará. Entre 2007 e 2010, esteve como chefe da representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do estado.

Plínio Saboya – Metrofor

Graduado em Engenharia Mecânica pela Unifor. Ingressou na Metrofor em 2001, na Diretoria de Implantação, como gerente do material rodante a ser adquirido. Em 2003, assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção, onde estava até então. Possui especializações e pós-graduações nos setores têxtil (Engenharia Têxtil), financeiro (Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras), administrativo (Formação Empresarial e Empreendedorismo), operação e manutenção metroferroviária (Curso Internacional de Treinamento Operacional de Trens Urbanos), transportes públicos (Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos pela UFC). Tem experiência profissional em áreas como Planejamento e Controle de Manutenção; Gestão de Produção e Controle de Qualidade; Consultoria da Elaboração, Implantação e Análise de Projetos; e Operação e Manutenção de Sistemas de Transporte Metroferroviário.