Porto Dragão convida para fim de semana com eventos gratuitos com dança, teatro infantil, performance e música

5 de janeiro de 2023 - 15:01 # # # #

Maíra Suspiro - Ascom Porto Dragão - Texto


Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Basta apenas retirar o ingresso em sympla.com.br/portodragao

Iniciando sua agenda cultural presencial em 2023, o Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), convida o público para diversos eventos para todos os gostos. Com dança, música, performance e teatro infantil como opções de linguagens, os eventos são todos gratuitos e abertos ao público, bastando apenas garantir seu ingresso através de sympla.com.br/portodragao.

Na quinta-feira (5), a coletivo MaréHouse apresenta às 19h o espetáculo de dança “Na Terra em que o mar não bate, não bate meu coração”, a programação faz parte da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022, uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Para a sexta (6), o convite é para apreciar a música do multiinstrumentista Iky Lourenço com seu show “Leão” às 19h. signo e nome do primeiro trabalho solo do músico, o show é uma “bordoada de som” que reflete muito da sua vivência pessoal e exalta a negritude em sua potência revolucionária. Do ijexá ao drill, um grito pela resistência.

No sábado (7), a performance novamente ganha espaço no Porto Dragão com “Instalação Guiança” feita pelos artistas Zwanga Nyack e Léo Silva. Trata-se de uma vídeo-instalação que fala dos caminhos percorridos por uma corpa preta (não-genderizada) que realiza o retorno para sua cidade de origem (Maracanaú-CE) em busca de suas raízes negras. Nesse percurso, ela se depara com uma narrativa que nega a sua própria presença e de suas semelhantes na formação e atualidade da cidade. Deste modo, a partir da sua corpa preta não-genderizada e dos ensinamentos de suas ancestrais e mentores espirituais, propõe uma outra narrativa.

E no domingo (8), tem teatro infantil para as crianças. O grupo Epidemia de Bonecos apresenta “Pas de Temps”, outra ação da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022. A peça conta a história de Sofia e Augusto que encontram-se ainda jovens. A paixão que os envolve leva- os a grandes decisões. No entanto, o destino cruel originado pelas intolerâncias e injustiças os separa. Com o tempo em movimento, suas vidas seguem em um cotidiano monótono, até que o mesmo tempo os conduz a uma única estrada, onde se permitem viver, enfim, o amor.

 

Confira a agenda corrida desta semana do Porto Dragão

5 de janeiro, quinta-feira, às 19h

Espetáculo “Na Terra em que o mar não bate, não bate o meu coração”

com MaréHouse

Parceria Temporada de Arte Cearense – TAC

Dança | 100 min | Livre

Teatro B. de Paiva

Ingressos em sympla.com.br/portodragao

 

6 de janeiro, sexta-feira, às 19h

Show “Leão”

com Iky Lourenço

Música | 50 min | Livre

Praça das Artes

Ingressos em sympla.com.br/portodragao

 

7 de janeiro, sábado, às 15h

Performance “Instalação Guiança”

com Zwanga Nyack e Léo Silva

Performance | 180 min | Livre

Praça das Artes

Ingressos em sympla.com.br/portodragao

 

8 de janeiro, domingo, às 17h

Espetáculo “Pas de Temps”

com Epidemia de Bonecos

Parceria Temporada de Arte Cearense – TAC

Teatro | 35 min | Livre

Teatro B. de Paiva

Ingressos em sympla.com.br/portodragao