Primeira-dama Lia Freitas se reúne com Ifan para ações de combate à fome no Ceará

5 de janeiro de 2023 - 15:51 # # # #

Ascom Primeira-dama - Texto

A primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (5), com a superintendente executiva do Instituto da Infância (Ifan), Luzia Laffite, com o intuito de iniciar as tratativas em torno de ações integradas de combate à fome no Estado. A reunião ocorreu no Gabinete da Primeira-Dama, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Ainda durante a fase de transição do Governo do Ceará, Lia já participava de Grupos de Trabalho sobre o assunto, que será uma das ações prioritárias da gestão.

O Ifan é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve um trabalho de prevenção e de cuidados com a infância de crianças na faixa etária de 0 a 12, tendo como contexto, o Nordeste brasileiro. “Nós estamos ouvindo especialistas porque queremos conhecer, ter um diagnóstico mais aprofundado acerca dos municípios do Ceará e para onde direcionaremos, de forma prioritária, essas ações de combate à fome”, destacou a primeira-dama.

Um dos pontos da reunião foram os planos municipais da primeira infância, como forma de uma análise aprofundada de cada município. Importante destacar que o Ceará foi o primeiro estado brasileiro a ter todos os seus 184 municípios com planos municipais da primeira infância homologados, conforme anúncio feito pela secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, em dezembro de 2022.

Ou seja, são planos intersetoriais da primeira infância reconhecidos e autenticados. Do total, 176 estão aprovados nas respectivas câmaras municipais como política pública.

Ao fim do encontro, Luzia Laffite explicou os próximos encaminhamentos. “Repassaremos todas as informações dentro dos planos municipais do Estado. Importante dizer que o Ceará tem 184 planos municipais em lei. Isso é uma conquista. Então, dentro disso, repassaremos o que, em cada município, foi identificado sobre a questão da desnutrição e também da obesidade. A partir daí, repassaremos quais foram as metas que eles estabeleceram para a superação desses indicadores”, disse.