Unidades de conservação são opções de lazer divertidas e sustentáveis no período de férias

5 de janeiro de 2023 - 15:04 # # # # # #

Ascom Sema - Texto
José Wagner - Foto

As férias de janeiro chegaram e uma opção divertida e sustentável é desfrutar das belezas naturais das Unidades de Conservação (UCs) estaduais. Na manhã do próximo domingo (8), em cinco das 39 UCs, acontece o primeiro “Viva o Parque” de 2023: em Fortaleza, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e no Parque Estadual do Cocó; em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará; e no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.

O projeto, uma realização do governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), contempla todas as idades e propicia à população cearense a oportunidade de se reaproximar da natureza, por meio de programação gratuita, que contempla esporte e educação ambiental. Tem arvorismo, massoterapia, zumba, aeróbica, dança de salão, tai chi chuan, yoga, brincadeiras tradicionais (bola de gude, peão, pipa, elástico, pega-pega, ciranda), jogos coletivos, apresentações culturais e artísticas, contação de histórias, trilhas ecológicas, oficinas de pintura facial e outras.

Além das atividades oferecidas no âmbito do “Viva o Parque”, as UCs oferecem espaços para a realização de piqueniques, aniversários e confraternizações entre familiares e amigos em meio à rica biodiversidade das áreas protegidas. No Cocó e na ARIE do Sítio Curió, por exemplo, tem o Bosque do Bom Viver, com minicampo de golfe, cancha de bocha e mesas para jogos de dama e de xadrez. O arvorismo do Cocó também ocorre aos sábados e feriados, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para a prática do esporte, é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg.

Passeio de barco

No Parque do Cocó, tem também a opção, no horário de 8h às 13h, de navegar pelas águas do Cocó e curtir Fortaleza a partir das belezas naturais do rio cercado de rica fauna e flora. Tem viagem de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. Nestas duas últimas, o capitão do barco, Tenente Araújo, faz uma paradinha ao lado da ponte da Sabiaguaba para um “bom banho de rio”. É importante destacar que para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone (85) 98527-8216.

No Crato, o primeiro município do interior do Ceará a receber o projeto, as atividades são realizadas no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, na ARIE Riacho da Matinha. No Botânico, além de todas as atividades do “Viva o Parque”, o público ainda pode passear nos pedalinhos do lago e curtir uma boa refeição em família, na área dos quiosques, ao lado do espelho d’água. O Botânico tem 6 km de trilhas em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada coordenam as atividades.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza

ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no município de Crato