Egresso da Faec/Uece é aprovado em um dos mais prestigiados mestrados de Zoologia do mundo

6 de janeiro de 2023 - 10:22 # # # #

Adriana Rodrigues - Ascom Uece Txto
Dilvulgação Fotos

O estudante Marcos Paulo Rodrigues, egresso do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), foi aprovado no último processo seletivo (2022.2) do Mestrado de Zoologia do Museu Nacional (UFRJ), uma das pós-graduações mais importantes e prestigiadas, na área de Zoologia, do País e do mundo.

O Mestrado integra o Programa de Pós-graduação em Zoologia da UFRJ (PPGZoo), com nota 6 pela Capes, ou seja, é um curso de excelência internacional. Está também entre os melhores do mundo, segundo o ranking CWUR.

Uma das exigências do processo seletivo era o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. O projeto submetido por Marcos foi intitulado “Representantes de táxons megadiversos apresentam maior risco de extinção? O caso de estudos do gênero Atractus (Serpentes: Dipsadidae: Dipsadini)”. O objetivo principal é verificar se um gênero de serpentes possui um grande risco de extinção de acordo com alguns fatores relacionados direta e indiretamente com cada espécie.

O estudante está feliz e empolgado com a aprovação. “Eu espero poder me aprofundar no grupo que estou estudando (Serpentes); gosto bastante de zoologia, então quero conhecer ainda mais essa área fascinante, além de me qualificar mais como profissional”, destaca o novo mestrando.

Marcos Paulo atua na área de Zoologia desde o terceiro período do curso de graduação na Faec, no qual desenvolveu diversas atividades acadêmicas e de pesquisa sob a supervisão e orientação da professora, também zoóloga, Shirliane de Araújo Sousa. O estudante teve o apoio de bolsas de estudos da Uece durante todo o seu curso, no qual foi monitor em disciplinas da área (bolsa Promac) e atuou em projetos de pesquisa e de extensão (bolsas da Proex).

Os diversos trabalhos com temáticas da Zoologia, desde o ensino até a zoologia aplicada, foram desenvolvidos e apresentados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais. O resultado dessas produções científicas rendeu ao estudante, integrante do grupo de pesquisa coordenado pela professora Shirliane Araujo, diversos trabalhos publicados (resumos, artigos e notas) e premiações; como por exemplo, o primeiro lugar em todas as categorias de graduação (apresentação em banner e oral) no X Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia.

A trajetória do estudante também foi marcada por importantes parcerias com outros pesquisadores e instituições de pesquisa, que renderam uma boa experiência na área e diversificação no seu currículo; com destaque para: visita ao Museu de Zoologia da USP e contato com pesquisadores da instituição; participação em grupo de pesquisa global sobre o uso de recurso animal no período da pandemia Covid-19; e estágio de um ano no Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNC), supervisionado e orientado no museu pelo biólogo Rodrigo Castellari Gonzalez e na Faec pela professora Shirliane, em que desenvolveu o projeto intitulado “Inventário Herpetofaunístico do município de Crateús”. De acordo com a orientadora, esse estágio foi uma importante oportunidade de contato com os pesquisadores do Mestrado do Museu Nacional, pois os pesquisadores do MHNC, na área da herpetologia, representado pelo Rodrigo, desenvolvem e mantêm pesquisas e parcerias com os pesquisadores do MN.

Não somente na área da Zoologia, mas também em outras áreas, como na educação, sob orientação também dos professores Jones Baroni e Shirliane Araújo, Marcos se destacou durante a graduação e o resultado desse esforço rendeu a produção da primeira Coleção didática de Zoologia da Faec e um livro, que está em fase de produção e que visa contribuir com os esforços no ensino de Zoologia na educação básica e superior.

Para a professora Shirliane Araújo, “é de suma importância o trabalho de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão que todos os professores da Faec desempenham e a importância disso para o futuro dos estudantes da Faec e da Uece como um todo; além disso, é importante lembrar, que toda essa trajetória acadêmica não seria possível sem o apoio da Reitoria e de todos os programas de bolsa da Uece, o que ressalta a importância de políticas e programas de incentivo e permanência aos estudos durante a graduação”.