Dicas dos bombeiros: prevenção e cuidados com as crianças em casa

9 de janeiro de 2023 - 11:03 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

O ano de 2023 começou e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) traz o primeiro episódio do ano do quadro semanal “Dicas dos Bombeiros”, com conteúdo disponível no Reels do Instagram e no Tik Tok da pasta. Nesse episódio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) orienta sobre os cuidados com as crianças em casa durante as férias escolares.

Nesse período de férias dos pequenos, muitos pais ou tutores planejam uma programação diferente com eles. Seja curtindo os espaços da cidade, praias, viajando, ou até mesmo em casa. Por isso, o CBMCE recomenda alguns cuidados para que as crianças em casa se divirtam sem correr riscos de acidentes domésticos, e, também, como os pais ou responsáveis devem agir em situações adversas, como queimadura, aspiração de corpo estranho, queda, afogamento, choque elétrico, intoxicação ou afogamento.

Na cozinha

A cozinha da casa deve ter uma atenção redobrada dos pais, nela encontram-se objetos pontiagudos, utensílios domésticos como facas, produtos de limpeza, fogão com panelas quentes e o gás de cozinha. Nesse ambiente da residência, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará dá dicas de como evitar possíveis cortes, queimaduras ou intoxicações com os pequenos.

“A cozinha é um local perigoso, que os pais devem evitar que a criança esteja lá. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados com as panelas. Os pais devem usar as últimas bocas do fogão e usar os cabos das panelas virados para a parte de dentro do fogão. Os materiais de limpeza devem ficar em locais altos do armário, pois os pequenos podem ingerir e acabar se intoxicando. Sobre as toalhas de mesa, de preferência não usá-las. E retirar também das gavetas facas e objetos pontiagudos”, orienta o tenente-coronel do CBMCE, Giuliano Rocha.

Nos quartos

Nesses cômodos da casa, as quinas devem ser protegidas de preferência com protetores de silicone. É importante também que os móveis estejam longe das janelas; desarmar as redes do quarto; as camas devem ter proteção lateral; prender as cortinas para evitar uma possível asfixia ou usar cortinas de barra curta.

A brincadeira é importante para o desenvolvimento da criança, mas é importante explicar para ela a importância de guardar os brinquedos depois da brincadeira. Os objetos espalhados pela casa podem causar acidentes ou quedas. Os pais ou responsáveis devem considerar a idade recomendada para o brinquedo e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Todo brinquedo que estiver em casa deve respeitar a idade e as habilidades das crianças. Respeitando isso, a brincadeira será mais prazerosa, e ainda, vai garantir uma segurança maior. Todo brinquedo tem que ter o selo do Inmetro e peças do tamanho adequado para a idade da criança. Nunca os pais devem adquirir peças de tamanho pequeno, pois a criança pode colocar na boca e acabar se engasgando”, explica Giuliano.

Banheiros

O banheiro é outro ambiente do imóvel que oferece muitos riscos para a garotada. Por isso, é importante manter a porta fechada sempre que possível. Os medicamentos ou cosméticos devem ficar em armários altos para a criança não alcançar. Se os armários forem baixos, mantê-los trancados. Verificar se o piso do banheiro está seco e, se possível, adquirir tapetes antiderrapantes. É importante, ainda, retirar todos os aparelhos elétricos da tomada após o uso, como: secador, escova rotativa, barbeadores elétricos, entre outros objetos.

“Para evitar que a criança tome um choque elétrico, todas as tomadas devem estar com um protetor, que deve ser de cor neutra e nunca colorido, para não chamar a atenção da criança e ela colocar o dedo na tomada. Os fios devem ser acondicionados ou enrolados, isso vale para todos os cômodos da casa”, ressalta o tenente-coronel.

Sala de estar

Nesse cômodo, os pais devem ter atenção, pois os pequenos ficam boa parte do dia nele, brincando ou assistindo televisão. Por isso, é importante posicionar os móveis longe das janelas, varandas e escadas. Colocar grades de proteção no primeiro e no último degrau das escadas.

“As janelas, escadas ou varandas devem ter rede proteção e evitar móveis próximo de janelas e de varandas, pois as crianças podem subir e acabar caindo, ocasionando muitas vezes, um acidente grave com elas. Se a criança ficar presa em uma grade da janela, nos portões ou ficar com o dedo preso em algum objeto, os pais tentem tirá-la de maneira natural. Se averiguar que de maneira natural pode machucar a criança, é necessário acionar o CBMCE por meio do número 193, para que os bombeiros militares façam essa remoção de maneira segura”, explica.

Áreas externas e lavanderia

Os pais e responsáveis devem manter o acesso fechado para o jardim, o quintal ou a lavanderia. Caso a residência tenha piscina ou tanque, usar uma cerca de proteção no espaço.

Por isso, o tenente-coronel Giuliano orienta que nesses espaços a garotada seja supervisionada: “Toda criança em meio líquido deve estar sempre supervisionada por algum adulto. Na piscina, as crianças devem usar boias no peito, no braço e na parte das costas para garantir a flutuabilidade dela, para que ela não se afogue. Os pais devem motivar os pequenos a fazerem aulas de natação, é uma das melhores prevenções no meio aquático e ainda vai ajudar também no desenvolvimento da criança”.

Os pesticidas ou herbicidas precisam ser mantidos em armários elevados. Não deixar baldes e bacias com água no chão; e verificar a fixação do tanque de roupas tendo atenção para não deixá-lo cheio. As crianças devem ficar longe das churrasqueiras. Na hora do churrasco não utilizar álcool líquido, pois ele eleva o risco de incêndio.

No momento de lazer

Nas praias, piscinas, açudes e balneários, os cuidados devem ser redobrados. Os pais ou responsáveis não devem perder as crianças de vista

Na praia, as correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar. Elas aparecem em locais rasos, são águas mais escuras, com pouca ou nenhuma onda.

É preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto. É importante protegê-las para que elas não sejam expostas a possíveis perigos que se potencializam pela baixa estatura da criança e pela pouca maturidade em lidar com os movimentos imprevistos das águas. Por isso, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados, os pais ou responsáveis devem conversar com elas e estabelecer regras de seguranças. Importante destacar que bóias não são um item de segurança. Nos postos do CBMCE, os pais ou responsáveis podem procurar a pulseirinha de identificação para colocar na criança. O CBMCE orienta os banhistas a não tentarem lutar contra a correnteza, mas flutuar, erguer a mão e pedir ajuda. Em casos de acidentes com água viva é importante lavar o local com água do mar ou vinagre, além de procurar a unidade de saúde mais próxima.

É comum, as ocorrências de crianças perdidas na faixa de areia, para tanto, o CBMCE dispõe de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação do pequeno. Ao receber a pulseirinha, o pai ou responsável põe seus dados e contatos para serem utilizados caso a criança se perca.

Como acionar o CBMCE?

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.