“Amor por Anexins”: Comédia de Artur Azevedo chega em única apresentação no Theatro José de Alencar

10 de janeiro de 2023 - 16:43 # # # #

Teresa Monteiro - Ascom Theatro José de Alencar - Texto

Com Claudio Lins e Mariana Gallindo, o espetáculo será apresentado no dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h, com vendas antecipadas pelo Sympla

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h, no Palco Principal, o espetáculo “Amor por Anexins”, de Artur de Azevedo. Estrelada por Cláudio Lins e Mariana Gallindo, a comédia musical encontra-se com vendas antecipadas a preços populares pelo Sympla.

A turnê de “Amor por Anexins” inicia em Fortaleza depois de sucesso na capital paulista e cidades do interior; depois segue para São Luís (MA) com sessão única no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (21 de janeiro). Em fevereiro, a montagem segue para Belo Horizonte, Recife e outras cidades, encerrando em junho em São Paulo (Teatro Sérgio Cardoso).

“Amor por Anexins” é uma farsa escrita pelo dramaturgo e poeta Artur de Azevedo, por volta dos anos 1870 e 1907, em São Luís do Maranhão. Nessa montagem de Elias Andreato, a comédia estabelecida por Artur de Azevedo ganha ares ainda mais farsescos, sendo musicada com repertório da música popular brasileira.

Na história, o personagem Isaías, interpretado por Cláudio Lins, o “Velho Solteirão” é obcecado por anexins (ditados populares) e quer se casar com Inês, Mariana Gallindo, uma jovem e pobre viúva que não se conforma em ser escolhida para ser a esposa desse solteirão. Cabe apenas a Inês aceitar a proposta de Isaías.

O espetáculo é construído por meio de jogo de palavras e ditados populares, promovendo uma reflexão bem-humorada sobre o amor, o dinheiro e o casamento por conveniência. Os atores cantam o repertório popular brasileiro dos anos 1950 acompanhados pelo piano de Jonatan Harold, que assina a direção musical e sopros de Bia Pacheco.

Para o diretor Elias Andreato, “O autor tinha sincera vocação para a alegria e via na comédia de costumes o melhor caminho para a dramaturgia nacional. Gostava de escrever algo que reproduzisse a verdade e a vida, que possuísse exposição, catástrofe e desenlace, que divertisse e ao mesmo tempo sensibilizasse. O texto trata com humor questões de interesses no amor, trazendo um inusitado jogo de linguagem e saberes coletivos dos anexins que são evocados a “toda prova” na construção da história. ”

Para o ator Claudio Lins, “Montar ‘Amor por Anexins’ era um projeto antigo do Elias Andreato. E foi muita sorte tê-lo conhecido no ano passado, quando conversamos e contei-lhe do meu fascínio pela linguagem do Teatro de Revista. Montar um texto do Artur de Azevedo é, para mim, um sonho realizado. Além do mais, é a oportunidade de mostrar para o público uma faceta minha que poucos conhecem: a comédia! ” E a atriz Mariana Gallindo resume como: “Desejo, realização, alegria e gratidão. ”

Sobre Artur de Azevedo

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, (São Luís, 7 de julho de 1855 – Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1908.) Foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. Ao lado de seu irmão, o escritor Aluísio Azevedo, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Tendo escrito milhares de artigos sobre eventos artísticos e encenado mais de cem peças no Brasil e em Portugal, Azevedo foi um dos maiores defensores da criação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, cuja inauguração ocorreu meses depois de sua morte. Suas peças mais conhecidas são A Joia, A Capital Federal, A Almanjarra, O Mambembe, entre outras.

Sobre Elias Andreato

Ator de teatro, cinema e televisão, diretor e muitas vezes roteirista dos seus próprios trabalhos. Sua busca é pela humanidade dos personagens que interpreta e seus espetáculos frequentemente questionam o papel do artista na sociedade e a relação com seu tempo. Construiu uma carreira sólida feita, acima de tudo, pela escolha por personagens/personalidades que pudessem traduzir esse pensamento – Van Gogh, Oscar Wilde, Artaud, são exemplos dessa escolha e resultaram em interpretações marcantes que garantiram a ele um lugar especial no teatro brasileiro.

Serviço

Espetáculo “Amor por Anexins”, de Artur de Azevedo
Quando: 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas antecipadas: Sympla e na bilheteria física do TJA, a partir das 14h (terça a domingo)
Duração: 70min
Classificação: 12 anos
Outras info: (85) 3101-2586