Pinacoteca fará curso sobre audiodescrição e mediações poéticas

10 de janeiro de 2023 - 16:51 # # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto

Com o objetivo de ser um espaço de formação e experimentação, a Pinacoteca do Ceará oferece nos dias 11 a 14 de janeiro o curso “Acessibilidade criativa: Audiodescrição, mediação cultural e transcriação poética”, com Pedro Orlando e Becca Barroso. A formação vai abordar a audiodescrição de obras de arte a partir das seis exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará, das mostras “Bonito pra chover” e do Fotofestival Solar . A Pinacoteca do Ceará faz parte da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria de Cultura Estado do Ceará (Secult Ceará) sob a gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Em linhas gerais, a audiodescrição traduz imagens em palavras para que pessoas cegas e com baixa visão possam ter acesso ao seu conteúdo. Este recurso também amplia o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, com transtornos de déficit de atenção, autistas, disléxicos, idosos e outras pessoas sem deficiência. O objetivo da formação é introduzir a acessibilidade e suas possibilidades, ressaltando a audiodescrição como tradução acessível. A formação propõe desenvolver estratégias de leitura de imagem e mediação cultural em contato com as obras das exposições da Pinacoteca do Ceará por meio de experimentações práticas no espaço.

O minicurso será ministrado por Pedro Orlando e Becca Barroso. Pedro é artista, educador e pesquisador da acessibilidade e mediação nas artes. Estuda tradução acessível em seu mestrado em Linguística Aplicada pela Uece, com foco na audiodescrição artística ou transcriação poética. Becca é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (PosLA – Uece); Integrante do projeto de extensão – Fotografia Tátil Como Meio de Expressão Artística e Inclusão (UFC); e Consultora em Audiodescrição e Acessibilidade pelo grupo de pesquisa Legendagem e Audiodescrição (LEAD/Uece).

As inscrições podem ser feitas pelo formulário cujo link que também está disponível no site http://pinacotecadoceara.org.br e nas redes sociais. As vagas são limitadas a 15 pessoas e as inscrições são gratuitas por ordem de inscrição.

O que? Curso “Acessibilidade criativa: Audiodescrição, mediação cultural e transcriação poética”
Onde? Pinacoteca do Ceará, Rua 24 de maio, Praça da Estação, s/n. Centro.
Quando? Dias 11 a 14 de janeiro, de 9h às 12h.
Como? A partir das obras da Mostra “Bonito pra Chover” e exposições do Fotofestival Solar