Cagece dá continuidade às obras de setorização do abastecimento em Messejana

10 de janeiro de 2023 - 11:58 # # # # #

Ascom Cagece - Texto e foto

Nesta quarta-feira (11), das 8h às 20 horas, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) dará continuidade às obras para implantação de dois Distritos de Medição e Controle (DMCs) em Messejana, na Capital. Serão instalados equipamentos projetados para setorizar o abastecimento, controlando a pressão e a vazão da água. Essa estrutura reduzirá perdas no sistema e aumentará a segurança hídrica em Messejana.

Durante a realização dos serviços será necessário suspender temporariamente a distribuição de água em alguns bairros das proximidades, uma vez não sendo possível realizar os trabalhos com o sistema em pleno funcionamento.

Os locais que podem sentir intermitência ou baixa pressão no abastecimento são: São Cristóvão, Jangurussu, Messejana, Parque Iracema, Barroso, Cajazeiras e Sítio São João. Em alguns casos, a população pode não sentir nenhum tipo de desabastecimento, a depender do nível de armazenamento em caixas d’água, dentre outros fatores.

O abastecimento será normalizado em até 24 horas após a finalização do serviço. Como o sistema funciona por pressão, em pontos mais altos ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total do sistema poderá ocorrer em até 48 horas.

Durante a suspensão do abastecimento, a Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.

Para qualquer esclarecimento, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece APP (disponível para Android e iOS) ou por meio da atendente virtual Gesse, no portal da Cagece.

DMCs

A intervenção é a primeira de uma série de melhorias que serão executadas para implantação de 29 DMCs nos setores hidráulicos Castelão e Messejana, beneficiando aproximadamente 160.000 imóveis. O investimento previsto para essas melhorias é de aproximadamente R$ 34 milhões. Além de garantia hídrica e prevenção de perdas, a instalação dessas estruturas representa modernização operacional do sistema.

A setorização em distritos de medição e controle é uma das etapas fundamentais para o gerenciamento ainda mais eficaz do sistema de distribuição de água. Essa ação consiste na divisão da rede em setores de menores dimensões com fronteiras bem delimitadas, com estações para medição e controle de pressão e vazão, instaladas nas entradas dos DMCs.