Governador e ministro do Desenvolvimento Social discutem parcerias em ações de combate à fome

10 de janeiro de 2023 - 17:37 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Roberta Aline/ MDS - Fotos

Elmano de Freitas e Wellington Dias se reuniram nesta terça-feira (10), em Brasília. Ministro disse que pretende conhecer de perto o programa Mais Infância Ceará

O governador Elmano de Freitas se reuniu, nesta terça-feira (10), com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em Brasília, para discutir o combate à fome e como os programas sociais cearenses podem contribuir em âmbito nacional. O governador está na capital do país desde ontem (9), quando participou de uma reunião com o presidente Lula, junto a outros 26 governadores e autoridades, em solidariedade à democracia.

Dentre os assuntos abordados na reunião desta tarde, esteve presente como tópico o Programa Mais Infância, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, e ações de combate à fome, uma das principais bandeiras tanto da gestão estadual quanto da federal.

“Gostaria de agradecer por podermos conversar sobre desafios importantes e fundamentais para o povo mais pobre do Brasil”, pontuou o governador. “O que nós queremos aqui é podermos estar de mãos dadas, seja no que diz respeito às nossas crianças, onde temos a meta de universalizar essa ajuda financeira das famílias, que também é proposta do presidente Lula ou no compromisso que nós temos de fazer uma grande campanha contra a fome”, completou.

A experiência do Ceará com cozinhas solidárias, no seguimento de promover segurança alimentar, também foi apresentada durante a reunião e elogiada pelo ministro. “O estado do Ceará é um exemplo com casos de sucesso em variadas áreas. É na educação, na saúde, no social, no desenvolvimento, no meio econômico, então receber aqui o governador Elmano é uma alegria”, pontuou o ministro Wellington Dias. “Aqui estamos acertando parcerias voltadas para esse novo caminho, esse que deseja o presidente Lula. [Vamos] garantir que a gente tenha nessa parceria as condições também de atendimento em outras áreas vinculada a segurança alimentar nutricional, com essa experiência que tem da cozinha solidária e ainda outras parcerias voltadas para a renda. Então, com certeza nós vamos ter aqui um importante trabalho juntos”, complementou.

Além do combate à fome, o chefe do Executivo Estadual ressaltou a importância de apresentar projetos também voltados à primeira infância, área de forte atuação do Governo do Ceará, visando uma possibilidade de expansão nacional. “Nós queremos que o nosso ministro possa conhecer o que nós temos do Programa Mais Infância, que envolve desde o tempo de nascer, o tempo de aprender, o tempo de brincar, para que a gente possa, dessa maneira, espalhar pelo Brasil inteiro uma atenção toda especial às nossas crianças e com isso possamos fazer efetivamente um trabalho focado nas famílias desses meninos e meninas”, explicou.

Fase de organização

Em fase de organização, a reunião teve o objetivo de “acertar e promover a integração do Governo Federal com os estados”, como citado pelo titular da pasta do Desenvolvimento Social. “É uma fase de organização e queremos acertar e fazer uma integração do Governo Federal com os estados, com os municípios, com o setor privado, com os movimentos sociais, com a academia, acreditamos muito na Ciência. E, ao receber o governador Elmano, com certeza já avançamos a partir da experiência do Ceará para propostas que vão com certeza dar mais eficiência e um melhor resultado para o que vamos trabalhar”, finalizou o ministro.

 

 

Ouça

O governador Elmano de Freitas destacou a importância da parceria com o Governo Federal para viabilizar políticas públicas para garantir o bem-estar das famílias que vivem em situação de extrema pobreza ou vulnerabilidade social.

A experiência do Ceará com cozinhas solidárias, no seguimento de promover segurança alimentar, também foi apresentada durante a reunião e elogiada pelo ministro Wellington Dias.

Além do combate à fome, o chefe do Executivo Estadual ressaltou a importância de apresentar projetos também voltados à primeira infância, área de forte atuação do Governo do Ceará, visando uma possibilidade de expansão nacional.

O governador Elmano de Freitas convidou o ministro Wellington Dias a conhecer o sucesso do Programa Mais Infância Ceará.

O ministro Wellington Dias destacou que a experiência do Ceará pode ser aproveitada para políticas nacionais que ainda estão em fase de organização.