Porto Iracema das Artes realiza Aula Aberta “O Tempo Crioulo: Exposição de uma teoria-prática em arte”, com Diego Araúja

10 de janeiro de 2023 - 12:35 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Artista é tutor do projeto “Criação em Tempo Espiralar” integrante da 10ª Edição do Laboratório de Teatro da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, na quinta-feira (12), às 19h, a aula aberta “O Tempo Crioulo: Exposição de uma teoria-prática em arte”, com Diego Araúja, tutor do projeto “Criação em Tempo Espiralar”, integrante da 10ª Edição do Laboratório de Teatro da Escola. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre no auditório da Porto Iracema.

Tempo Crioulo se configura enquanto processo poético, teórico e metodológico do artista Diego Araúja (Salvador-BA). Desde 2015, o artista vem investigando a concepção de tempo através de uma perspectiva material dentro da experiência estética em arte. Atualmente, Diego vem dando suporte por meio da Plataforma Araká – de onde faz parte também a artista Laís Machado, também tutora do projeto – para a pesquisa “Criação em Tempo Espiralar: Histórias de Amedrontar e suas Oralituras, Exu e suas Encruzilhadas” que está sendo desenvolvida por Rafael Semino, Gabriel França e Valdir Marte na 10ª Edição do Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes.

O objetivo da aula aberta é explanar a trajetória desse processo influenciado pelas línguas, performances e culturas crioulas das Américas. Influência fundamental não só para uma espacialidade de intervalorização dos elementos poéticos numa obra de arte, mas também na intervalorização entre obra e pessoa.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE DIEGO ARAÚJA

É natural de Salvador-BA e produz arte de modo expandido. Suas mídias são literárias, visuais, cênicas e audiovisuais; nas funções de diretor, escritor, dramaturgo, roteirista, cenógrafo e artista visual. Dirige o processo de investigação Tempo Crioulo, com o objetivo de instaurar um tempo qualitativo para a produção de memórias emancipadas: uma língua não-nascida do trauma. A investigação gerou outros processos e obras: QUASEILHAS (Prêmio Leda Maria Martins 2021), o game-ensaio Programa Para o Laboratório Internacional de Crioulo, LIC (Pivô Arte e Pesquisa e FRESTAS – Trienal de Artes) e, em conjunto com a artista Laís Machado, a instalação SUMIDOURO (2022), para a exposição A Parábola do Progresso, São Paulo-SP. Em 2017, fundou com Laís Machado a Plataforma ÀRÀKÁ, território de pesquisa, rede e criação entre artistas afro-diaspóricos. Pelo trabalho Holocausto Brasileiro – Prontuário da Razão Degenerada, ganhou o Prêmio Braskem 2020 de “melhor texto”, também sendo indicado nas categorias de “melhor direção” e “melhor espetáculo”.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

 Aula Aberta “O TEMPO CRIOULO: Exposição de uma teoria-prática em arte”, com Diego Araúja.

Quando: 12 de Janeiro, quinta-feira, às 19h

Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público