Base do Samu 192 Ceará em Aracoiaba é entregue após reforma

11 de janeiro de 2023 - 17:18 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 - Texto

Estrutura integra a Central de Regulação de Urgência do Eusébio

Gestores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará estiveram, nesta quarta-feira (11), na entrega da reforma da Base Satélite de Aracoiaba, no Maciço de Baturité. A estrutura foi implantada no município em 2011 e integra a Central de Regulação de Urgência (CRU) do Eusébio.

O médico Gilvan Júnior destacou a relevância do investimento. “Quem conhece a realidade do Samu, sabe que passamos o dia, a noite e a madrugada na estrada. Temos uma rotina muito árdua. Então, chegar em um local seguro para repousar é muito importante”, disse.

Durante o evento, o superintendente do órgão, Nilson Mendonça Filho, afirmou que a assistência de qualidade oferecida à população é conquistada por meio de uma colaboração do Samu Ceará com o município. “A gestão municipal deve ter essa visão com os profissionais, estruturando uma base com conforto”.


Os três níveis de governo são responsáveis pela gestão do Samu 192

Na ocasião, o prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, agradeceu às equipes do Serviço pelo trabalho realizado. “Os profissionais são os grandes responsáveis por salvar muitas vidas, não só em Aracoiaba, mas em todo o Ceará. Vocês ajudam a fazer a gestão pública em relação à Saúde”, avaliou.

Aracoiaba e outros oito municípios têm suas áreas coordenadas pela Base de Maracanaú. Em 2021, a unidade registrou 782 ocorrências, entre atendimentos e transferências pré-hospitalares (APH).

Gestão tripartite

O Samu 192 tem gestão tripartite. As responsabilidades são divididas entre os governos federal, estadual e municipal. O primeiro fornece as ambulâncias. Ao segundo, cabe contratar os profissionais de saúde e garantir a manutenção da frota. Já os municípios são responsáveis por disponibilizar e conservar as bases.