Governo do Ceará anuncia apoio a trabalhadores afetados pelo encerramento de fábrica em Fortaleza

11 de janeiro de 2023 - 17:10 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner e Thiago Gaspar - Fotos

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, na tarde desta quarta-feira (11), que o Estado dará todo o apoio necessário aos dois mil trabalhadores afetados pelo encerramento das atividades de fábrica têxtil em Fortaleza. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião com o novo secretariado de Estado, no Palácio da Abolição.

“Estamos muito preocupados com as duas mil pessoas desempregadas após fechamento da unidade da Guararapes. Elas terão todo apoio do nosso governo”, garantiu o governador Elmano de Freitas.

Diante disso, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), responsável por executar o sistema público de emprego, estará de portas abertas para receber esses trabalhadores. “Disponibilizamos algumas ações como a habilitação do seguro desemprego, orientação para o mercado de trabalho, atendimento com o psicólogo, análise de perfil profissional e encaminhamento para vagas disponíveis no mercado de trabalho formal”, explicou Vladyson Viana, atual presidente do Sine/IDT e escolhido para comandar a Secretaria do Trabalho.

Além da recolocação profissional, o apoio também contempla o incentivo ao empreendedorismo. “Atuaremos também para que esses trabalhadores tenham autonomia profissional, com acesso ao microcrédito para empreenderem com seus próprios negócios. Até porque, dentro do acordo firmado com a empresa, está a distribuição do maquinário para os trabalhadores”, complementou Vladyson.

O microcrédito orientado será fornecido por meio do Programa Ceará Credi, do Governo do Ceará. A iniciativa concede crédito e capacitação para microempreendedores, contribuindo para a criação e o fortalecimento dos pequenos negócios no estado, gerando mais emprego e renda.

 

Ouça

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, na tarde desta quarta-feira (11), que o Estado dará todo o apoio necessário aos dois mil trabalhadores afetados pelo encerramento das atividades de fábrica têxtil em Fortaleza.

Diante disso, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), responsável por executar o sistema público de emprego, estará de portas abertas para receber esses trabalhadores, como destacou o atual presidente do órgão, Vladysson Viana, escolhido para comandar a secretaria do Trabalho.

O secretário Vladysson Viana destacou que o Governo do Ceará está buscando os trabalhadores afetados com a demissão da fábrica para que possam receber o auxílio necessário.