Marimbanda apresenta “Ao Mestre com carinho: Tributo a Luizinho Duarte” no São Luiz

12 de janeiro de 2023 - 16:35 # # # #

No dia 22 de janeiro de 2023, a Marimbanda leva ao palco do Cineteatro São Luiz um show com repertório que visita sua discografia e reverencia as obras do compositor Luizinho Duarte com novas leituras para clássicos. Falecido em 2022, Luizinho Duarte foi fundador da Marimbanda, além de compositor e baterista.

Marimbanda é formada por Heriberto Porto nas flautas, Thiago Almeida nos arranjos e piano, Pedro Façanha no baixo acústico e o mais novo integrante do grupo, Michael da Silva, na bateria e percussão. O show também conta com a participação especial de Rebeca Câmara (violão) e Maria Juliana Linhares (voz).

Luizinho Duarte foi um dos mais respeitados e renomados compositores e músicos do Ceará. Com mais de 500 obras catalogadas e pelo menos a mesma quantidade ainda a ser descoberta, a criatividade iluminada de Luizinho partiu para compor e tocar em outra dimensão. Depois de 50 anos de carreira, sua morte, em abril de 2022, ainda é muito sentida. Muitos artistas tocaram e gravaram composições do Luizinho Duarte, como Adriano Giffoni, Roberto Marques, Tarcísio Sardinha, Paulinho Pedra Azul, Spok Frevo Orquestra, Cainã Cavalcante e Rebeca Câmara, além do Grupo Syntagma. Porém, o grande representante e divulgador deste celeiro de músicas das suas obras é o quarteto Marimbanda.

“Caminhar, é em Dó maior, é simples, parece simples, mas é um tanto difícil caminhar o caminho da Marimbanda sem a energia vivíssima do seu Luiz. Nosso Caminhar é reluzir o trabalho do Luizinho. Esse Caminhar tem uma tônica que é tocar a obra do Luizinho, que é vasta e em sua maioria foi produzida para Marimbanda”, comenta emocionado o pianista Thiago Almeida, que completa: “Luizinho é meu preto velho e Marimbanda é um santuário, um templo, uma floresta que tenho maior reverência e apreço, é pra mim uma imensa alegria continuar o Caminhar pela luz e força viva do Heriberto Porto, que não é menos importante, mas foi quem me ensinou muito de Marimbanda e Caminhar”.

A Marimbanda combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração. Fazendo música autoral desde 1999, o quarteto é hoje uma referência na música instrumental no Ceará. Conquistou repercussão nacional e realizou elogiadas turnês nacionais e pelo exterior (França e Bélgica). Em setembro de 2021, no final da pandemia do Covid, a Marimbanda abriu a programação musical do Cineteatro São Luiz de Fortaleza com o lindo show “Cuidar de Nós”.

O grupo gravou seu primeiro CD em 2000, intitulado “Marimbanda”. Em 2006, lançou o segundo CD, “Tente Descobrir”, e o terceiro álbum “Caminhar” foi lançado em janeiro de 2020.

Serviço

Show Marimbanda: Ao Mestre com Carinho: Tributo a Luizinho Duarte

Data: 22 de janeiro de 2023 | Horário: 18h | Classificação indicativa: livre

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)

Ingressos: R$ 40,00 (inteiro), R$ 20,00 (meia)

Vendas online no site do Sympla

Funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h.