Teatro Escola TJA: Cursos gratuitos agitam janeiro e fevereiro no Anexo CENA do Theatro José de Alencar

12 de janeiro de 2023 - 17:20 # # # # #

Ascom TJA - Texto
Divulgação - Foto

“Teatro de Sombras”, “Dança e Improvisação” e “Acrobacia e Malabarismo” são voltadas para crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos

O Theatro José de Alencar, por meio do seu Teatro Escola, está ofertando cursos gratuitos durante o mês de janeiro e fevereiro. Ministradas por Tatiane Sousa, Maria Epinefrina, Sâmia Bittencourt e Mayara Maria, as formações acontecem no Anexo CENA do equipamento (entradas pela Liberato Barroso e 24 de Maio), respectivamente, nos dias 12 (Teatro de Sombras); 17 e 19 (Dança e Improvisação); 21 e 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro (Brincando de Circo – Acrobacia e Malabarismo).

As inscrições são presenciais, minutos antes do início da aula, exceto “Brincando de Circo – Acrobacia e Malabarismo”, cujo formulário de inscrição já encontra-se disponível pelo link . Já o público-alvo das atividades, é voltado para crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos de idade.

Sobre o Teatro Escola TJA

O Teatro Escola TJA é a concretização de uma das vocações do Theatro José de Alencar. É a vivência da educação por meio de ações formativas nos campos das artes e da cultura. É um espaço com pensamento diverso e aberto às várias linguagens das artes, com intuito interativo, inclusivo e político, associando questões de relevância social aos projetos culturais aos quais se aproxima.

Na proposta, as construções pedagógicas conciliam patrimônio material e imaterial, compreensão e reflexão estética, além de aprendizagem coletiva. O objetivo é desenvolver processos formativos que explorem metodologias de criação e execução.

Ao aproximar artistas e públicos diversos, cultivam-se novos públicos e novas versões de atividades artísticas e docentes, criam-se redes entre produções criativas e agentes culturais, das mais diversas esferas sociais, bem como propõe-se iniciações para aqueles que buscam compreender melhor os espaços de feitura da arte por meio do Teatro Escola TJA.

Atualmente, são seis cursos residentes: CIDC – Curso de Iniciação em Dança Contemporânea; CPBT – Curso Princípios Básicos de Teatro; Curso de Iniciação à Palhaçaria; Musicou – Curso de Iniciação à Formação Musical; Canteiro de Artes da Técnica – Curso de Iniciação à Formação Técnica; e CorpoModa – Curso de Formação de Modelos.

Sobre o TJA

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), foi inaugurado em 1910 e desempenha, desde então, significativos papéis na vida cultural cearense. Além da destacada importância patrimonial e histórica, o equipamento oferece uma ativa e diversificada pauta de atividades culturais e artísticas.

Funcionando como um Centro Cultural com mais de 12 mil metros quadrados, o TJA é um lugar de encontro, referência artística e turística no Ceará. Tombado em 1964 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, o IPHAN, possui grande valor arquitetônico, sendo considerado um dos mais belos Teatros Monumentos do Brasil.

Serviço

Cursos de férias Teatro Escola TJA

“Teatro de Sombras”, com Tatiane Sousa
Quando: dias 10 e 12 de janeiro, das 14h às 17h
Local: Sala de Teatro Nadir Saboia/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Inscrições: gratuitas, no local, minutos antes da aula
Nº de vagas: 15

“Dança e Improvisação”, com Maria Epinefrina
Quando: dias 17 e 19 de janeiro, das 14h às 17h
Local: Sala de Dança Hugo Bianchi/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Inscrições: gratuitas, no local, minutos antes da aula
Nº de vagas: 20

“Brincando de Circo – Acrobacia e Malabarismo”, com Sâmia Bittencourt e Mayara Maria
Quando: dias 21 e 28 de janeiro; 4 e 11 de fevereiro, das 10h às 12h
Local: Sala de Dança Hugo Bianchi/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Formulário de inscrição:
Nº de vagas: 15