Ciopaer realiza 2.379 missões no Ceará em 2022

13 de janeiro de 2023 - 14:46 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) divulga mais um balanço positivo em relação ao ano de 2022. Desta vez, sobre os números de missões realizadas pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Em 2022, foram 2.379 missões com o acionamento de aeronaves da Ciopaer em todo o território cearense, sendo dessas, 1.302 operações policiais dando apoio a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), aos patrulhamentos ostensivos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e às buscas e salvamentos do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE). As missões totalizam 1.213 horas de voo. A Coordenadoria registrou 133 remoções de transporte aeromédico, transporte de vacinas contra a covid-19 e o transporte de órgãos para transplantes, tendo um total de 223 horas de voo.

A Ciopaer é parte integrante da estrutura organizacional da SSPDS-CE. Ela se destaca em suas múltiplas habilidades em missões diárias sendo reconhecida como a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Além de ser considerada como a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do país.

“É importante frisarmos que os equipamentos de ponta auxiliam as missões. Porém, os profissionais da Ciopaer se dedicam 24 horas por dia de prontidão para qualquer acionamento em qualquer região do Estado. Daí, a confiança da população no trabalho realizado pela Coordenadoria, que conta com equipamentos operacionais de ponta para qualquer tipo de missão, mesmo em condições de voo por instrumento, e atua, também, dando apoio às ações e operações da PC-CE, da PMCE e do CBMCE para garantir, segurança, tranquilidade e sensação de segurança a todos os cearenses”, explica o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.

A Coordenadoria conta com cinco bases fixas, instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e Fortaleza. A Ciopaer dispõe de nove aeronaves, um EC130 B4 monoturbina, dois AS350B2 esquilo monoturbina, três Airbus EC145, um Airbus EC135 e dois H135. Nos acionamentos das missões das Forças de Segurança, a Ciopaer conta com mais de 160 profissionais de segurança pública que compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Apoio a operações policiais

Para reforçar a atuação em ações policiais de maior complexidade, a SSPDS conta com o trabalho de profissionais capacitados a realizarem abordagens aéreas, com a utilização de helicópteros, por meio da Ciopaer. As aeronaves realizaram missões de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, bem como agindo preventivamente no combate à criminalidade e a possíveis crimes. Nessas missões, as Forças de Segurança do Estado contam com profissionais especializados nas operações aéreas, como: buscas e resgates em diversos contextos, seja em ocorrências em terra firme, mata fechada ou mar. Nas missões policiais, o operador aerotático, anteriormente conhecido como tripulante operacional, também atua oferecendo suporte em situações de cerco policial, dando apoio a equipes em solo.

Além do patrulhamento aéreo, as aeronaves são acionadas dando apoio em situações de operações que envolvem busca por pessoas desaparecidas em região de difícil acesso, acidentes ou em ações da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), para o resgate de vítimas de afogamento, entre outras situações em que é necessário deslocamento de aeronave no apoio à missão.

Transporte que salva vidas

O trabalho da Coordenadoria vai além das ações policiais, ele integra, também, missões humanitárias. Em 2022, foram 133 missões de transportes de pacientes do serviço aeromédico, de órgãos para transplante e de envio de imunizantes a todos os municípios cearenses. Totalizando 223 horas de voo na execução dessas missões.

Sempre que há a chegada de um novo lote de vacina, pouco tempo separa o momento em que elas são retiradas do avião no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e seguem no interior de uma aeronave da Ciopaer para as cidades do interior do Ceará.

A humanização nas missões é um dos destaques no serviço prestado, por meio do transporte de órgãos para transplantes. Nessas situações cada minuto conta para salvar a vida de alguém.

A Ciopaer também está à disposição da população com suas missões aeromédicas que acontecem por meio de uma parceria entre as secretarias da Segurança e da Saúde. As aeronaves possuem a capacidade de transportar pacientes e dispõem de aparelhos que apenas o Exército dos Estados Unidos da América (EUA) e o Clube de Automobilismo Alemão Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (Adac) possuem.

Aa aeronaves possuem a capacidade de configuração para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea e detêm modernos equipamentos, entre eles, incubadoras para transporte de recém-nascidos, ventilador pulmonar, bombas de infusão, monitor multiparamétrico, com a capacidade de fazer capnografia, ou seja, que é capaz de medir os níveis de dióxido de carbono. Tudo isso, acoplado aos suportes mecânicos e eletrônicos da aeronave, para oferecer um serviço médico aos pacientes transportados tendo a supervisão de médico e enfermeiro a bordo.

O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados. A agilidade na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do trabalho diário realizado pelo transporte aeromédico da Ciopaer, que é referência no atendimento e no deslocamento de pacientes para unidades de saúde do Estado.

 

Ouça

A Ciopaer é parte integrante da estrutura organizacional da SSPDS-CE e se destaca em suas múltiplas habilidades em missões diárias sendo reconhecida como a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros, como destaca o diretor de Operações e comandante adjunto da Ciopaer, tenente-coronel Émerson Bastos.

Segundo o tenente-coronel Émerson Bastos a credibilidade da Ciopaer fez com que mais profissionais de segurança pública se interessassem em servir à coordenadoria. Ele destaca a decisão histórica de capacitar novos profissionais da área, com noções de operações áreas de segurança por meio da Academia Estadual de Segurança Pública.