Governo do Ceará lamenta a morte do ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio Frota Bezerra, e decreta luto oficial por três dias

13 de janeiro de 2023 - 15:13

Marcos Moura - Foto

O Governo do Ceará lamenta a morte do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra, 75, casado com Maria das Graças Rodrigues Bezerra e pai do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do suplente de senador, Prisco Bezerra, e também de Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

Engenheiro agrônomo e especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Cláudio era aposentado da UFC pelo departamento de Estatística, onde iniciou como professor. Na Universidade exerceu os cargos de pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, entre 1983 e 1987, e pró-reitor de Planejamento, no período de 1987 a 1991. Em 1995 foi eleito reitor da instituição, permanecendo até o ano 2003.

O ex-reitor ainda tem em seu currículo a experiência de professor e pesquisador visitante na área de Estatística Computacional nos Estados Unidos. Entre 1999 e 2006 esteve como Conselheiro Nacional de Educação. Sua trajetória ainda é marcada pelas passagens como integrante do Conselho Assessor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca – Espanha e consultor do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Trabalhou também com avaliações em instituições de ensino superior, incluindo as três universidades do Ceará (Uece, UVA, Urca), e prestou consultoria educacional envolvendo projetos para avaliação de políticas públicas envolvendo ações do Estado.

Ciente da sua contribuição e relevância para o estado, principalmente na área educacional, o governador Elmano de Freitas decreta luto oficial por três dias.