Adolescentes do sistema socioeducativo participam do projeto Canoa Viva

16 de janeiro de 2023 - 13:48 # # # #

Ascom Seas - Texto

O eixo de arte, cultura, esporte e lazer da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) retomou as atividades do Projeto Canoa Viva, com a participação de adolescentes em cumprimento de medidas de quatro centros socioeducativos do estado. Este ano, estão agregados às aulas semanais jovens dos Centros Socioeducativos Dom Bosco, Canindezinho, Aldaci Barbosa Mota (feminino) e Cardeal Aloísio Lorscheider.

O projeto teve início no mês de setembro do ano passado. Este ano, as aulas tiveram início no dia 9 de janeiro e serão encerradas em 9 de março. De acordo com a assessora do eixo de arte, cultura, esporte e lazer, Savanya Shell, os jovens participantes estão cada vez mais engajados na modalidade canoagem e seguem todas as instruções e obedecem as normas de segurança.

Canoa Havaiana

As aulas são proferidas pelo instrutor e professor Galdino Malandrino. Ele explica que a canoa havaiana chegou ao Brasil no ano 2000. No estado do Ceará, há dois anos foi iniciado o Campeonato Cearense da modalidade, que já conta, em média, com 200 atletas inscritos em todas as etapas.

Galdino afirma que o esporte teve uma crescente nos últimos anos. “Isso se deve pelo fato de ser um esporte que faz com que você tenha um trabalho em equipe, tenha o respeito ao próximo. Não adianta você ser o melhor, se o seu lado positivo não somar com a equipe. Os jovens do sistema socioeducativo estão sentindo na pele a importância da canoagem em suas vidas”, pontuou Galdino.

Um dos adolescentes do Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider participa pela primeira vez do Projeto Canoa Viva. Tudo é novidade para ele. Com todos os equipamentos de segurança necessários, ele entra na canoa havaiana ao lado de outros jovens. “A sensação é de liberdade. Estou muito satisfeito em participar desse projeto. Serão três meses de muito aprendizado”, comemora.