Dia do Farmacêutico: Saúde do Ceará reúne experiências exitosas em reconhecimento aos profissionais

16 de janeiro de 2023 - 15:52 # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto
Josias Jeronimo - Arte Gráfica

Em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado no dia 20 de janeiro, a Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologia em Saúde (Copaf) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) selecionou cinco experiências exitosas de profissionais da área no Sistema Único de Saúde (SUS).

As iniciativas, inscritas até o dia 20 de dezembro de 2022, contemplam atividades de implantação de serviços e aprimoramento de atendimentos especializados, além de gestão de medicamentos para a população.

“A ação busca valorizar o trabalho desenvolvido por profissionais de saúde pública cearense, bem como sensibilizar gestores públicos de Saúde sobre a importância do profissional farmacêutico, comprovando, por meio das experiências, que o trabalho qualificado na área interfere positivamente na assistência à população, principalmente no que tange ao acesso e ao uso qualificado de medicamentos”, explica a coordenadora da Copaf, Fernanda França Cabral.

Atividades reconhecidas:

Assistência farmacêutica à população durante desastre natural

Em meados de abril de 2021, o município de Barbalha, na região do Cariri, passou por um período de fortes chuvas, tendo como consequência o alagamento de diversos bairros. O cenário exigiu das autoridades a elaboração de estratégias de vigilância em saúde ambiental.

O trabalho integrado em apoio às comunidades atingidas contou com a participação da Assistência Farmacêutica, a partir da distribuição de antibióticos e antiparasitários. A medida profilática foi executada pelo profissional Carlos Henrique Carvalho de Albuquerque Bezerra. O farmacêutico também realizou busca ativa, palestras educativas, e, devido à má qualidade da água utilizada para consumo humano, monitorou pacientes com alterações físico-químicas e microbiológicas.

A partir da tragédia ambiental, foi necessário elaborar um Plano Municipal de Contingência para Desastres e criar um Comitê Municipal de Saúde em Desastres, com o objetivo de planejar e coordenar a atuação da área. A equipe de Vigilância em Saúde conta com a participação do profissional de Farmácia.

Descentralização das atividades na hemorrede do Estado

A estruturação das farmácias nos hemocentros regionais e a contratação de profissionais exclusivos para a atividade foram experiências reconhecidas junto à Sesa. Essas práticas viabilizam o fortalecimento dos atendimentos, a padronização de rotinas, a criação de sistema para gestão de estoque e o acompanhamento das ações por meio de auditorias periódicas.

“Até início de 2012, as ações de assistência farmacêutica eram centralizadas em Fortaleza, e não havia local nem profissionais em equipamentos regionais para a gestão do medicamento e a prestação do serviço aos pacientes”, explica a farmacêutica Nathália Martins Bezerra.

Antes, cada processo administrativo era realizado à distância, por meio de envios de relatórios e planilhas. Também não havia sistema informatizado que integrasse todas as informações da rede. “Foi iniciado o processo de descentralização para melhorar a assistência farmacêutica em toda hemorrede”, diz Bezerra.

Estruturação do fluxo de acesso a medicamentos

O município de Jaguaretama, situado no Vale do Jaguaribe, possui 213 pacientes cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), estratégia de acesso a medicamentos mais especializados, conhecidos como de “alto custo”. O dado é resultado do trabalho desenvolvido na região pelos profissionais da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), chefiada pelo coordenador da Assistência Farmacêutica, Jackson Rabelo Brito.

Até então, o Ceaf contava apenas com quatro pacientes cadastrados na região. “Foram realizadas capacitações com funcionários da Central de Abastecimento Farmacêutico, equipes de Saúde da Família, agentes comunitários de saúde (ACSs) e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial do Município (Caps) com o objetivo de mostrar a importância de investir nessa área tão benéfica”, relembra Brito.

Depois da atuação dos profissionais, a quantidade de pacientes atendidos saltou em 5.225%.

O município investiu em um programa com especialistas de diversas áreas e, com a ajuda dos ACSs, foi possível identificar que pacientes estavam fazendo uso de medicamentos do Ceaf. “Procuramos estas pessoas e solicitamos os documentos necessários para garantir o acesso às medicações”, conta Brito.

Farmacoterapia em combate à cadeia de transmissão viral

Profissionais do Hospital São José (HSJ), unidade da Sesa, consolidaram trabalhos relevantes em relação à quebra da cadeia de transmissão viral causada pela covid-19 em pacientes assistidos no equipamento.

As equipes orientaram a população quanto à dispensação dos antivirais, feita exclusivamente por farmacêuticos. Até o dia 20 de dezembro de 2022, cerca de 680 atendimentos foram realizados.

“No ato da dispensação, todos os documentos exigidos são verificados para a distribuição. As interações medicamentosas dos antivirais são analisadas, tendo em vista a possibilidade de utilização de outros medicamentos pelo paciente, bem como são feitas orientações de administração sobre tomadas de doses e informações em geral”, detalha o farmacêutico Claudevan Pereira Freire.

Pioneirismo do serviço de cuidado farmacêutico

Uruburetama é o primeiro município integrante da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Itapipoca a contar com um programa de assistência farmacêutica por meio da estruturação de consultório com profissional especializado.

A implantação do serviço beneficia pacientes em tratamento para doenças assistidas pelo Ceaf, com demandas de saúde mental e que necessitam de acompanhamento com Práticas Integrativas e Complementares (PICs), bem como intervenções farmacêuticas.

“Assim, podemos reduzir os riscos e os custos com o serviço de saúde, melhorando os desfechos clínicos de pacientes, aliado a uma abordagem centrada na pessoa e no seu cuidado”, pontua Rhuann Portácio, profissional do município.

Esta experiência exitosa busca reconhecer os resultados clínicos, humanísticos e econômicos a fim de colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas na cidade, garantindo o acesso aos medicamentos de forma segura.

Dia do farmacêutico

Em 23 de março de 2007, por meio da Resolução nº460 do Conselho Federal de Farmácia, ficou estabelecido no dia 20 de janeiro a comemoração do Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916.