Protagonismo estudantil e colaboração: festa de formatura em escola pública em Acaraú é exemplo que aprendizados vão além da sala de aula

16 de janeiro de 2023 - 14:36 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Fhilipe Alencar - EEMTI Maria Conceição de Araújo - Fotos Yuri Leonardo - Ascom Casa Civil - Infográfico

Formatura das turmas da 3ª série do Ensino Médio da EEMTI Maria Conceição de Araújo foi realizada nessa sexta-feira (13)

A festa de formatura é um sonho para muitos estudantes. Bianka Santos, de 17 anos, que em 2022 concluiu os estudos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Conceição de Araújo, localizada no distrito de Aranaú, em Acaraú, conhece bem o encanto que esse momento guarda. A formatura dela e dos colegas, que ocorreu nessa sexta-feira (13), para além do encerramento de um ciclo, representou a colaboração aprendida dentro da sala de aula.

A estudante conta que, ainda no ano passado, em meio ao cronograma de estudos e avaliações finais, as turmas ficaram receosas de não terem a formatura tão desejada. Foi aí que o protagonismo estudantil, estimulado pela escola, entrou em cena. “Embora estivéssemos nos preparando a todo vapor para os vestibulares, representantes das turmas se reuniram e começaram a discutir a realização da formatura. A gente não tinha recursos para a decoração, dessa forma, o primeiro passo foi conseguir o patrocínio. Conseguimos”, diz.

Com a festa garantida, os estudantes sentiram que faltava mais uma coisa: a fotografia. “Sobre as fotos de formatura, de início, achávamos que não daria certo. Mas, graças à iniciativa da direção escolar, foi preparado um cenário simples, porém lindo, para as nossas fotos”, lembra Bianka, que agora está se preparando para ser aprovada em Medicina.

A necessidade de tentar realizar uma cerimônia simbólica, de acordo com os sonhos dos estudantes, mostrou que mobilização e criatividade estão na essência da EEMTI Maria Conceição de Araújo. É o que explica Fhilipe Alencar, professor de Matemática e diretor da escola há 9 anos. “Nós, integrantes da escola, tomamos a iniciativa para que as fotografias pudessem acontecer. Eu, por exemplo, virei fotógrafo. O coordenador preparou uma sala para o ensaio fotográfico. Professores ajudaram na maquiagem. Foi um processo colaborativo utilizando as nossas habilidades. Sou fotógrafo amador, sem nenhuma formação específica na área. É uma atividade prazerosa”, afirma Fhilipe.

Para a estudante Samilly Matias, 17, também concludente, a mobilização proporcionou um retorno ao ambiente escolar. “Para turma toda foi muito legal, porque nós voltamos à escola, e reencontramos nossos professores e colegas. As fotos ficarão em nossa memória para sempre”, ressalta.

Samilly, que deseja cursar Odontologia, fala da importância dos aprendizados e experiências durante o Ensino Médio. “A escola sempre despertou não só em mim, mas também em meus colegas, o interesse pelo curso a seguir, a profissão, ou até mesmo o empreendedorismo. Orientando que devemos dar o melhor de nós. A escola sempre nos conscientizou sobre a necessidade de inclusão. Eu gostava muito de participar dos projetos, principalmente da Caravana da Cultura Afro-brasileira e Indígena, que me trouxe muito conhecimento. Vou sentir falta”, enfatiza.

“A nossa escola, como unidade da rede estadual de ensino, desenvolve diversas ações, sobretudo, pedagógicas e lúdicas, para que os alunos possam, além das aprendizagens em sala de aula, adquirir outras experiências nas mais diversas áreas”, complementa Fhilipe.

As fotos também foram transformadas em objetos de recordação para os estudantes que optaram ou não participar da festa

Tempo de qualidade na escola

A Escola Maria Conceição de Araújo, que está migrando do modelo de ensino regular para o tempo integral neste ano letivo de 2023, compõe a rede estadual do Ceará, sendo integrante da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 3).

Sobre o tempo integral, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou a implantação do Ensino Médio em tempo integral nas escolas estaduais em 2016. A estratégia foi desenvolvida de forma contínua ao longo dos anos. Em 2022, o Estado assegurou a universalização do tempo integral nas escolas estaduais até 2026, além de apoio técnico, pedagógico e financeiro para que todos os 184 municípios cearenses também implementem a jornada prolongada nas escolas municipais.

Na rede estadual, cada escola de tempo integral oferta uma jornada de sete a nove horas, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por disciplinas da base comum a todos e disciplinas escolhidas pelos alunos.

Isso amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.