CCBJ sediará 1º Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará

17 de janeiro de 2023 - 16:47 # # # # #

Ascom CCBJ - Texto

Com o intuito de promover o debate e interlocução entre povos de terreiro do Ceará e órgãos governamentais, a Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM) lança o Pró-Terreiro, o primeiro Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A primeira edição do Pró-Terreiro acontece no dia 21 de janeiro, data que é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O evento será realizado no Teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim, das 8h às 17h, com intervalo de uma hora ao meio-dia. O evento oferece certificação e alimentação no local e é aberto ao público geral mediante inscrição, com limite de até 100 inscrições. Para participar, preencha o formulário 

O Pró-Terreiro foi criado para intermediar o diálogo na busca das demandas dos povos de terreiro no âmbito das políticas públicas, tornando-se também um espaço para as discussões sobre o enfrentamento das desigualdades sociais, as violações de direito e a intolerância religiosa.

Eixos temáticos

Manifestações e festas: identificando os eventos, os realizadores, as tradicionalidades e as relevâncias culturais, os incentivos e fomentos; propondo mudanças ou intervenções necessárias.

Os espaços de representação: identificando as representações personificadas do povo de terreiro em movimentos, na política, nos grupos, comissões, comitês ou associações; propondo mudanças ou intervenções necessárias.

Combate à intolerância: Identificando as transgressões, os fatos concretos, as resoluções, as iniciativas e as instâncias de defesa e combate a intolerância religiosa no âmbito estadual; propondo mudanças ou intervenções necessárias.

Programação

Manhã

8h – café da manhã compartilhado na praça de alimentação;
8h30 – Cortejo de Terreiros no entorno do CCBJ;
9h30 – Acolhida;
10h – Palestras e apresentação dos eixos temáticos;
11h – Interação do público com os palestrantes;
12h – Almoço

Tarde

13h – Formação dos GTs por eixos;
14h30 – Apresentação dos trabalhos;
15h10 – Unificação das propostas e encaminhamentos;
15h40 – Participação e falas institucionais;
16h10 – Encerramento e confraternização