Cogerh e Comitês de Bacias avançam no processo de formação das Comissões Gestoras dos açudes Forquilha e Malcozinhado

17 de janeiro de 2023 - 11:08 # # # # #

Ascom Cogerh

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com os Comitês da Bacia Hidrográfica do Acaraú e das Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza, iniciou o processo para formação de duas novas comissões gestoras de reservatórios do Governo do Ceará: a do Açude Forquilha, no município de mesmo nome, e do Açude Malcozinhado, em Cascavel.

É por meio das Comissões Gestoras que grupos colegiados locais discutem o uso e a operação do açude ao qual estão vinculados. Além disso, é papel da Comissão debater questões ambientais e de organização local, para melhor gestão e proteção dos reservatórios estratégicos.

As mobilizações para a formação das comissões levam em consideração a organização de usuários de água locais, a comunidade local e instituições envolvidas nos usos múltiplos dos reservatórios. Parte da metodologia de trabalho da Cogerh na formação das comissões passa pela mobilização in loco, com a realização de oficinas de trabalho e de visitas institucionais para cadastro e sensibilização de entidades locais.

Desde o final do ano de 2022 o processo de formação das Comissões Gestoras está em curso. No caso da formação da Comissão Gestora do Açude Forquilha, após a alocação de água do reservatório, realizada em junho, os usuários e instituições locais manifestaram interesse em participar da organização para a gestão do açude federal.

Mobilização e Instalação das Comissões

Na região de Forquilha, na Bacia Hidrográfica do Acaraú, já foram realizadas duas Oficinas de Trabalho. As atividades têm recebido grande adesão local e terão continuidade nesta quarta-feira (18), com a realização da 3ª Oficina para Formação da Comissão Gestora do Açude Forquilha. A oficina está marcada para ocorrer no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município.

Já para a formação da Comissão gestora do Açude Malcozinhado, o Núcleo de Gestão das Bacias Metropolitanas da Cogerh esteve presente em Cascavel, Pindoretama e Beberibe na última semana para mobilizar lideranças locais a integrar a comissão gestora do reservatório. A ação é o passo inicial para conhecer a região e formar a Comissão Gestora do Açude Malcozinhado, reservatório de capacidade de 38 milhões de metros cúbicos.

Saiba mais

As Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos são organismos de bacia vinculadas aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH). Elas são formadas por usuários de água, representantes da sociedade civil organizada e representantes do poder público, tendo um plenário e uma secretaria em sua estrutura, e atuam somente no âmbito do sistema hídrico que opere isolado.

A COGERH desenvolve, desde 1993, um trabalho de sensibilização e conscientização para a gestão das águas nas bacias hidrográficas, estimulando e apoiando a formação de canais de participação da sociedade civil e dos usuários no processo de co-gestão dos recursos hídricos. Esta participação se dá principalmente através dos Comitês de Bacias Hidrográficas e das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos.