Porto Iracema realiza Mostra de Processo do Projeto “Eaí, População? Teimosias, Saberes e Dançares”

17 de janeiro de 2023 - 12:28 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Micaela Menezes - Foto

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, 18 de janeiro, no Pátio da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a Mostra de Processo do Projeto “Eaí, População? Teimosias, Saberes e Dançares”, seguida de roda de conversa com artistas. A atividade faz parte das Rotas de Criação do Laboratório de Dança e ocorre nesta quarta-feira (18), às 20h, no Pátio da Escola. O momento de partilha é gratuito e aberto ao público.

Quais histórias narramos bem aqui? O que os gestos podem dizer? O que nossos dançares podem fazer ecoar na dimensão da teimosia, do segredo, da saliência? Quem pode dançar aqui? Com essas perguntas norteadoras, o Projeto “Eaí, População?” vem sendo desenvolvido considerando uma produção de saberes, dizeres e dançares que tem como ponto partida corporeidades e materialidades periféricas e negra. Como cena expandida, sendo que tem uma cidade no caminho. Com a Mostra de Processo, artistas buscam gerar espaços de criação e fruição por meio de uma partilha aberta.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Eaí, População? Teimosias Saberes e Dançares” está sendo desenvolvido pelos artistas Angelo William, Cláudia Moreira e Mateus Fazeno Rock. Além disso, o processo conta com tutoria de Pedra Silva.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Mostra de Processo do Projeto “Eaí, População: Teimosias, Saberes e Dançares”, seguida de roda de conversa, com artistas do projeto
Quando: 18 de janeiro, quarta-feira, às 20h
Onde: no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público