Primeira-dama conhece experiências do Instituto Primeira Infância em Fortaleza

17 de janeiro de 2023 - 17:39 # # # #

Ascom Primeira-dama - Texto

Lia de Freitas tem visitado instituições com o objetivo de conhecer experiências que contribuam para o combate à fome no Ceará

Seguindo com sua agenda que visa conhecer e trocar experiências com instituições que contribuam na construção e no fortalecimento de políticas públicas para o Ceará, a primeira-dama, Lia de Freitas, visitou o Instituto Primeira Infância (Iprede), no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, nesta terça-feira (17). A organização não-governamental é formada por um grupo de profissionais que atua na primeira infância, na assistência às mulheres e também com projetos voltados à segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Queremos conhecer novos projetos, experimentar novas ideias, aprender com elas e apresentá-las ao nosso governador Elmano. Tudo isso com um único objetivo: melhorar a vida do nosso povo cearense”, revelou a primeira-dama durante conversa com o presidente do Iprede, Sulivan Mota. A reunião também foi acompanhada pela diretora-executiva da instituição, Joana Clemente; pelo coordenador técnico-científico, Álvaro Leite, bem como de outros representantes do instituto.

Durante a conversa, a primeira-dama foi apresentada aos pilares que compõe a organização. “Nossas ações possuem uma base pedagógica, temos também a base científica, que são amplas, como a proximidade com as universidades, como Harvard e Quebec. O terceiro é o pilar estético, que geralmente não é muito visto. Sabemos hoje, e isso é comprovado também, que um ambiente belo propicia que aquela pessoa que está inserida busque ser bela em todos os sentidos, em ter atitudes belas. Usamos dentro desse pilar, a arte e a cultura, como educação civilizatória. O quarto pilar é sustentabilidade”, pontuou Sulivan Mota.

De acordo com os dados apresentados à primeira-dama do Ceará, o Iprede hoje fornece cinco mil refeições diárias, mais de 450 latas de leite doadas também por dia e 1.350 famílias assistenciadas por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da experiência de proporcionar segurança alimentar às pessoas em situação de vulnerabilidade, a instituição também possui espaços voltados ao acolhimento e fortalecimento do vínculo mãe-filho e às crianças neuroatípicas, por meio da Unidade Conecta. Lia percorreu o equipamento, onde são disponibilizadas especialidades e espaços que desenvolvem estratégias de inclusão para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A experiência conhecida por Lia no Iprede vem a se somar às ações coordenadas pela primeira-dama, como o Grupo de Trabalho de Combate à Fome no Ceará e também a atenção especializada para crianças com TEA.

Cuidando de quem cuida

Outro trabalho importante apresentado à primeira-dama do Ceará foi o de atenção à mulher, como os projetos Florescer, Transformaria, Vai Maria e Maria Bonita. Em todos, o foco é a profissionalização das mães, que têm crianças sendo atendidas pelo Iprede.

Uma das profissionais que atua nessa área é Eveline Vasconcelos, que também acompanhou a visita de Lia de Freitas. A gastrônoma comentou que a maior missão é quebrar o ciclo da pobreza.

“A partir do momento que começamos a nos envolver com o nosso público-alvo, que são nossas crianças e nossas mães, começamos a desenvolver essa missão tão grande que é de ajudá-los. Trabalhamos com nutrição, mas o nosso grande objetivo aqui é quebrar esse ciclo da pobreza. Por isso, desenvolvemos a parte de profissionalização dessas mulheres, que antes chegavam aqui somente como mães dessas crianças. E as nossas crianças vinham, recebiam tratamento, recebiam alta, mas com pouco tempo elas estavam de volta. Então, a gente passou a entender que precisávamos ter um olhar especial para essa mulher”, explicou a profissional que trabalha há quase sete anos no Iprede.

Além da Gastronomia, a instituição também promove capacitação nas áreas de Corte e Costura, e no âmbito da estética.