Em visita ao IFCE, Jade Romero exalta trabalho realizado pelo instituto: “grande braço da educação no Ceará”

18 de janeiro de 2023 - 18:45 # # # #

Ascom Vice-Governadoria - Texto e fotos

A vice-governadora Jade Romero visitou, na tarde desta quarta-feira (18), o campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Instituto Federal de educação superior, básica e profissional, com atuação em todo o Ceará. Na oportunidade, foram visitados diversos laboratórios e demais locais de pesquisa em áreas como desenvolvimento de aplicativos, inteligência artificial, inclusão social e gestão de esporte. Também estiveram o reitor do IFCE, Wally Menezes; além de pró-reitores e coordenadores dos projetos apresentados.

Jade Romero ressaltou o trabalho realizado pelo IFCE no estado e elogiou a política de interiorização da educação. “Essa visita é proveniente de outra reunião que foi feita, já no início do nosso Governo. Estamos aqui para conhecer tudo o que o IFCE tem feito, não só em Fortaleza, como também no restante do Ceará, com o objetivo de interiorizar a educação, o acesso à tecnologia. Para mim, é uma grande alegria conhecer esse braço forte da educação para os cearenses”, disse.

Wally Menezes salientou a convergência de ideias entre instituição e Governo do Estado como algo positivo para o avanço nas pesquisas e demais trabalhos realizados no campus. “Apresentar o IFCE para a nova gestão tem o objetivo de integrar todas as áreas de pesquisa da instituição. Depois, iremos montar novas agendas estratégicas para pensarmos em atividades específicas para cada área. A presença da vice-governadora mostra um reconhecimento do trabalho realizado pelo IFCE em todo o Ceará”, pontuou.

Projetos

Outro espaço explorado pela vice-governadora foi o Laboratório de Processamento de Imagens e Simulação Computacional (LAPISCO). Criado em 2014, o espaço reúne pesquisadores que desenvolvem soluções tecnológicas, realizando também pesquisas na área de inteligência artificial.

A Apple Developer Academy foi outra área do campus visitada na tarde desta quarta. Em parceria com o IFCE, o local oferece, desde 2014, um programa de educação e inovação, com a finalidade de capacitar alunos das mais diversas áreas para a produção nas plataformas Apple. O objetivo é estimular a capacidade criativa dos pesquisadores e participantes.

“Hoje conheci diversos espaços, como a Apple Academy, que capacita nossos alunos do ensino técnico e superior, realizando parcerias com as universidades, criando oportunidades nas áreas de informação, tecnologia, além de exportar cearenses para grandes empresas. Essa área não é algo para o futuro, mas sim do presente”, finalizou.

Instituto Iracema

Ainda nesta quarta-feira, Jade Romero também conheceu o Instituto Iracema, ambiente pensado para o desenvolvimento de tecnologias para o fomento da inclusão social. O espaço foi criado em maio de 2012 por um grupo de professores do IFCE, que formaram uma unidade de projetos visando atividades em diversas áreas de atuação.

“É sempre importante que a gente esteja atento para esses mercados, gerando produtos que ajudem a população e o Governo como um todo”, exclamou a vice-governadora.