IDT presta atendimento a trabalhadores na fábrica da Guararapes

18 de janeiro de 2023 - 15:27 # # # # #

Ascom IDT - Texto
Elizeuda Lobo - Foto


Com o intuito de apoiar os trabalhadores afetados pelo encerramento das atividades da fábrica Guararapes, em Fortaleza, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está promovendo uma série de ações na sede da empresa. Com o suporte da unidade móvel, o atendimento no local vai desta quarta-feira (18) até sexta-feira (20).

Durante os três dias na fábrica, o órgão estima atender a todos os funcionários desligados; a ideia é recepcionar cerca de 270 pessoas por turno. O Instituto oferta todos os seus serviços aos trabalhadores. Nesse contexto, destacam-se cadastro, encaminhamento a novas vagas e a habilitação para o benefício do seguro-desemprego, sem precisar deslocar-se para as unidades credenciadas. Além disso, o espaço conta com uma equipe do Ceará Credi, orientando os trabalhadores que desejam empreender.

Para o presidente do IDT, Vladyson Viana, a iniciativa é fundamental para garantir a assistência aos profissionais e assegurar o apoio do Governo do Ceará em novos caminhos a serem seguidos. “Além de dar entrada no seguro, os trabalhadores também serão inseridos no banco de cadastros do IDT, como forma de garantir que eles também passem a contar com os serviços de intermediação para vagas de emprego no mercado”, acrescenta Viana, escolhido para estar à frente da futura Secretaria do Trabalho.

Mais ações

O IDT/Sine também realiza uma pesquisa de perfil profissional junto aos ex-funcionários do Grupo. O objetivo é identificar elementos que sirvam de farol para a criação de estratégias de atuação do órgão, seja no âmbito da recolocação no mercado, ou para o encaminhamento de outras ações capazes de assegurar trabalho e renda, como o microcrédito.

Vladyson Viana informa ainda que “outras iniciativas estão sendo planejadas para a inserção dos trabalhadores do setor de costura e vestuário, tanto para os desligados recentemente como para os demais que buscam uma oportunidade no setor”.

Serviços ofertados a toda população

Todo trabalhador que esteja procurando uma vaga no mercado de trabalho ou necessite de apoio para a habilitação do seguro-desemprego pode procurar qualquer uma das Unidades do IDT/Sine em todo o estado.

Mais informações também podem ser obtidas no portal  do Instituto ou através da Central de Atendimento ao Cliente, no número 0800 591.0363. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.