Programa Amarrações promove visitas mediadas e oficinas no Centro de Design

18 de janeiro de 2023 - 11:40 # # # # #

Ascom Centro de Design - Texto
Roberto Kennedy - Foto

O Centro de Design do Ceará deu início às atividades do programa “Amarrações”, uma série de conversas, oficinas imersivas e visitas mediadas voltadas para estreitar os laços entre o público em geral e a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”. O projeto integra a programação do ‘Férias no Centro de Design’ e ocorre até fevereiro de 2023.

As visitas mediadas à exposição “Tempo Presente em Nós” acontecem todas as quintas e sextas-feiras de janeiro e fevereiro (entre 19/01 e 10/02), a partir das 15h. A primeira visita acontece na próxima quinta-feira (19), a partir do tema “Ô de Casa”, explorando os objetos domésticos artesanais que constituem a mostra.

Ao longo dos domingos de janeiro e fevereiro, a partir das 10h, o Centro recebe oficinas ministradas pelos artistas e designers expositores para apresentar os processos criativos ao redor de suas obras exibidas na mostra. As conversas abordam temas variados, como design gráfico, trançado e bordado.

As temáticas seguem os núcleos que compõem a exibição, cada um representando conjuntos de saberes e vivências ancestrais. Os eixos como nó, palha, barro moldado, vestimentas, bordado, tipografia, adornos, madeira, objetos e ferramentas dividem-se para mover cada encontro, a fim de aprofundar o público nas peças expostas.

Para participar, basta chegar 10 minutos antes e se integrar ao grupo. Há também a possibilidade de realizar visitas agendadas para grupos maiores, como escolas, cursos e grupos de até 20 pessoas, por meio do e-mail agendamento.centrodedesign@institutomirante.org.

O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Sobre o programa

Amarrações é um convite para realizar travessias entre os artefatos que compõem a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”. Construindo diálogos a partir dos núcleos e dos objetos presentes na mostra, é possível se aprofundar nas identidades que a constituem. As visitas mediadas seguem eixos temáticos que permitem um entendimento completo da exposição e as oficinas aproximam cada artista ao público, se aprofundando nas técnicas que constituem os saberes cearenses. O programa acontece até fevereiro de 2023, seguindo o período da programação de férias no Centro de Design do Ceará.

Sobre a exposição

Com aproximadamente 200 peças, a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação” toma o fazer ancestral como principal saber do design, com a premissa que não há fronteiras entre a cultura popular, o design e a arte. Desta forma, a mostra reúne criações de designers contemporâneos, povos indígenas, quilombolas e mestres da cultura do Ceará. A exposição foi inaugurada em dezembro de 2022, como parte das ações de abertura do equipamento ao público. Os horários de visitação são das quintas aos sábados, das 12h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18 horas.

Serviço

Visitas Mediadas
Data: 19, 20, 26 e 27 de janeiro e 2, 3, 9 e 10 de fevereiro
Horário: 15h (chegar com 10 minutos de antecedência)
Local: 1º andar do Centro de Design do Ceará
Aberto ao público
Para agendamentos e dúvidas entrar em contato com o email:
agendamento.centrodedesign@institutomirante.org