Um coração para amar a cidade e a liberdade: projeto faz releitura da escultura de Gutiérrez

18 de janeiro de 2023 - 12:31 # # # # #

Ascom IDM - Texto e Foto

O artista Narcélio Grud e jovens do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca deram nova versão e vão recontextualizar “Coração Ninho” na Praia de Iracema

Em 2017, a 4ª Edição do Festival Concreto trouxe ao Ceará o artista mexicano Libre Gutiérrez, que executou junto com os adolescentes do Centro Socioeducativo (CS) Dom Bosco uma escultura em forma de coração, em madeira, com mais de dois metros de altura, e repleto de ninhos, as casas-coração que abrigam os nomes dos meninos. Agora, como parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), o Projeto Trilharte, proposto e executado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizou nova leitura e vai instalar, na quinta-feira (19), das 16h às 17h, na Praia de Iracema, um novo coração, batizado “Coração Ninho”.

A nova escultura, em grande parte executada em ferro, simboliza a vontade dos jovens do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca de se sentirem integrados à cidade que deve recebê-los de volta, após a conclusão da medida socioeducativa. Para além disso, deve simbolizar, neste ponto turístico e histórico do Ceará, que é necessário acolher as juventudes, suas expressões, anseios legítimos, sonhos, aspirações e mensagens.

Espaços Urbanos

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, destaca que a proposta junto aos jovens é ressignificar suas trajetórias, com destaque para elementos de arte e cultura. “Ao mesmo tempo, procurar a ocupação de espaços urbanos que, na maioria das vezes, são palcos de estigmatização e pautas negativas. Nesse sentido, vamos ocupar com referências positivas, para que todos possam olhar e sentir a capacidade e talento desses jovens quando têm acesso a oportunidades”, enfatizou Bassan.

A reinterpretação foi orientada dentro da meta de Intervenções urbanas do Trilharte, facilitada pelo artista Narcélio Grud, idealizador e diretor do Festival Concreto e designer. “A partir desta conexão, surgiu a ideia de trazer novamente um imenso coração, fruto de muitas mãos e ideias, para abrigar os nomes dos jovens que estão nos Centros Socioeducativos. O renovado Coração, desta vez também confeccionado em metal, encontrará novo abrigo na Praia de Iracema e vai ser instalado pelos jovens que o produziram”, afirma Grud.

POC/Trilharte

O Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) visa garantir o acompanhamento multiprofissional, oferta de oportunidades e promoção de direitos aos jovens socioeducandos e seus familiares. Para dar conta desse objetivo em parceria com a Sociedade Civil, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), responsável pela iniciativa, divulgou o Edital 009/2021. Formado por um tripé de três projetos – Trilharte, Novas Trilhas e Embaixadores da Paz -, o POC amplia direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e no período pós-extinção da medida, com ações voltadas para a Cultura de Paz e a profissionalização, por meio da arte, esporte, gastronomia e cultura digital, entre outros.

“No Trilharte, buscamos aplicar nossa principal vocação que é, por meio da Cultura, promover a Cidadania, a inclusão e o acesso a direitos. Assim, propusemos atividades de formação e fruição para os jovens, familiares e profissionais do Sistema Socioeducativo, em equipamentos que gerimos, potencializando uma ampliação de repertórios e vocações produtivas, por meio de uma ação em rede que é possível graças à amplitude e relevância desses espaços públicos”, ressalta Rachel Gadelha, presidente do IDM.

Para saber mais, acesse o Relatório do Trilharte 

O IDM

O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS), sem fins lucrativos, com quase 25 anos de atuação no campo cultural do Ceará. Trabalhamos em parceria com o poder público para ofertar para a sociedade uma vasta programação de formação e fruição cultural em artes, esporte, gastronomia, meio ambiente, patrimônio e memória. Atualmente a instituição é responsável pela administração de 16 espaços e equipamentos públicos do Governo do Ceará, além de fazer a gestão de diversos projetos que promovem o desenvolvimento sociocultural. Somos a primeira Organização Social criada no Brasil na área de cultura e nossa capacidade de inovação se estende na ampliação do escopo de atuação: trabalhando a cultura de forma transversal, hoje temos contratos de gestão com a Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv) e a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema), além da forte e tradicional parceria com a Secult Ceará.

Serviço

Recontextualização da escultura “Coração ninho”, na Praia de Iracema
Data: 19 de janeiro (quinta-feira)
Horário: 16h às 17h
Local: Praia de Iracema