Conjuce realiza seminário de Políticas para Juventude na CMFor

19 de janeiro de 2023 - 14:46 # # # #

Asco Sejuv

O Conselho Estadual da Juventude do Ceará (Conjuce) realizou, nesta quinta-feira (19), a abertura do seminário “Políticas para Juventude, Participação Social e Desenvolvimento”, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). “Esse debate é um momento ímpar para discutir as políticas públicas para os jovens. O governador Elmano de Freitas foi sábio em desmembrar a juventude e dar essa importância à pasta”, ressaltou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A presidente do Conjuce, Kilvia Teixeira, destacou que o evento tem o objetivo de levar o conhecimento histórico das Políticas Públicas para a Juventude. “O foco é a trajetória de todas as políticas públicas para os jovens. Às vezes, não se tem o conhecimento histórico do processo que se tornou hoje a maior política de juventude do mundo, sendo no Brasil. Começamos o ano com essa retomada convidando algumas pessoas que lutaram e consolidaram as políticas públicas da juventude no Brasil”, disse a presidente.

A futura secretária de Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, participou do momento e falou sobre a missão da nova secretaria. “A nossa missão é fazer com que as políticas públicas se tornem ainda mais contundentes e que sejam de todas as juventudes do Ceará. Mas que tenham um olhar especial para as juventudes mais vulneráveis, da periferia, do interior do estado que, infelizmente, não tem a oportunidade que deveria ter, que é o direito delas”, afirmou Adelita.

A programação contou com a palestra “Políticas Públicas para Juventude, Participação Social e Desenvolvimento”, de Karoline Mendez, e palestra sobre a consolidação das PPJs no Brasil, do ex-secretário nacional de Juventude, Assis Filho Costa. Em seguida, a programação seguiu com uma mesa de debate que abordou o tema “Trajetórias e perspectivas”.

O evento contou ainda com a participação do vereador de Fortaleza, Professor Enilson; do secretário Juventude de Fortaleza, Davi Gomes; deputado estadual de Roraima, Lucas Souza; e do presidente do Conselho Municipal de Juventude e coordenador de Juventude de Várzea Alegre, Antônio Arthur.

Na sexta-feira (20), o seminário segue a programação com visitas ao Cuca José Walter e Cuca Mondubim