Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS) realiza primeira reunião de 2023

19 de janeiro de 2023 - 17:41 # # # # # #

Ascom Seplag - Texto

O Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS) realizou, na tarde da última quarta-feira (18), na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado, sua primeira reunião ordinária de 2023. Durante a reunião, os conselheiros analisaram o desempenho financeiro do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) no ano de 2022 e os projetos nos quais os recursos do Fecop serão aplicados em 2023.

Durante a reunião, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, apresentou o conceito, objetivos e atribuições do CCPIS, frisando a importância da participação social para o desenvolvimento dos projetos com foco na redução da pobreza. “A finalidade dos nossos encontros é planejar para atender de maneira mais satisfatória a população carente do Ceará”, afirmou. Ainda segundo a secretária, o conselho tem a missão de promover transformações estruturais que possibilitem a redução sistemática da pobreza no Estado.

O Cartão Mais Infância foi um dos projetos aprovados por unanimidade pelos conselheiros. A meta do Governo do Ceará para este ano é atender a 150 mil famílias cearenses, em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social e que tenham crianças de até cinco anos e onze meses. “A aprovação do projeto pelo CCPIS garante os recursos para atender a todas essas famílias em situação de extrema vulnerabilidade e que precisam desse suporte financeiro”, ressaltou a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Onélia Santana.

Para o secretário da Fazenda e membro do CCPIS, Fabrízio Gomes, as políticas públicas são essenciais para a redução das estatísticas que assolam o Ceará. “O combate a fome é uma das bandeiras do atual governador, Elmano de Freitas. É de extrema importância a composição dos produtos que tem dentro do Fundo Estadual de Pobreza para que a gente consiga uma base de cálculo significativa para garantirmos recursos financeiros para destinar a essas famílias de baixa renda Ceará”, destaca.

O Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social é presidido pela Secretaria do Planejamento e Gestão e composto por conselheiros titulares e suplentes, representantes das secretarias estaduais: Casa Civil; Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Secitece); Cultura (Secult); Educação (Seduc); Fazenda (Sefaz); Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); Saúde (Sesa) e Esporte e Juventude (Sejuv). O conselho é composto ainda por representantes dos Conselhos de Assistência Social (Seas), Direitos da Criança e Adolescentes (Cedca), Educação (CEE), Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Saude (Cesa) e pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).