Forças de Segurança recuperaram mais de 7,6 mil metros de fios no Ceará em 2022

19 de janeiro de 2023 - 10:29 # # # #

Ascom SSPDS

Entre janeiro e dezembro de 2022, as Forças de Segurança do Ceará recuperaram 7.682 metros de fios em todo o estado. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS). Desses fios recuperados, parte é da Enel Distribuição Ceará, que estima que as ações resultaram na recuperação de seis toneladas de fios da empresa.

Conforme a Geesp da Supesp, entre os mais de 7 mil metros recuperados no Ceará, 5.321 metros foram apreendidos em Fortaleza. O resultado positivo de ações integradas e contínuas, coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e executadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará, conta com o auxílio de órgãos parceiros, como a Enel Distribuição Ceará. O Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS também contribui de forma efetiva para a recuperação do material e prisão de envolvidos nos furtos.

O trabalho segue em 2023. Durante a madrugada desta quarta-feira (18), Francisco Guilherme Ferreira de Oliveira, 25, foi preso após furtar fios de um semáforo no bairro Antônio Bezerra – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Ele já tinha sido preso em 6 de janeiro deste ano, após um furto de fios no bairro Jardim Iracema.

Em 10 de janeiro de 2023, quatro homens foram presos no bairro Monte Castelo (AIS 4), com um caminhão com 115 metros de cabos furtados de uma operadora de telecomunicação. Além das prisões, o material foi restituído à empresa.

Integração e parcerias

A SSPDS-CE destaca que, além do trabalho ostensivo da Polícia Militar do Ceará, as Forças de Segurança do Estado, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), realiza constantes fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Denúncias

A SSPDS-CE ressalta que, apesar do trabalho proativo das Polícias do Ceará, é importante que os responsáveis pelos fios registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PC-CE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais.

Por fim, a pasta lembra que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.