Novo episódio do podcast “Cadernos ESP” aborda estudos clínicos com vacinas

19 de janeiro de 2023 - 11:23 # # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP - Texto
Rafael Medeiros - Arte Gráfica

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acendem um alerta para os gestores em Saúde no Brasil: a cobertura vacinal vem caindo, ao longo dos anos, em todo o País. Por trás deste cenário, a disseminação massiva de notícias falsas, as fake news, é apontada por especialistas como um dos principais fatores responsáveis pela baixa adesão às campanhas.

Para driblar a curva da desinformação, abordar e discutir a importância das soluções desenvolvidas pela Ciência é cada vez mais urgente. É o que o segundo episódio da temporada de 2023 do podcast Cadernos ESP se propõe.

Com o tema Estudos clínicos com vacinas: o que vem sendo produzido?, esta edição tem como convidado Eduardo Rodrigues Mota, mestre em Enfermagem pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Apesar da onda negacionista e de outros desafios, a pandemia de covid-19 deixa como herança alguns ensinamentos para a comunidade científica e para a sociedade. “A doença mudou o cenário de pesquisa no Brasil e no mundo. As pessoas, inclusive, fizeram fila para participar dos testes da vacina, o que não se via antes”, destaca Mota.

Podcast

Lançado em julho de 2021, o podcast Cadernos ESP é produzido pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O programa leva o mesmo nome da revista científica da autarquia e busca aproximar conhecimento, pesquisadores e sociedade.

Além de pautar temas sobre as novidades e as informações do campo da produção científica, a iniciativa atua como um espaço formativo.

O Cadernos ESP pode ser ouvido em cinco plataformas de áudio: Amazon Music, Spotify, Pocket Casts, Google Podcasts e RadioPublic.