Supesp apresenta novo calendário de treinamento do Copac Virtual

20 de janeiro de 2023 - 12:50 # # # # #

Ascom Supesp - Texto

Reunidos nessa quinta-feira (19), técnicos e diretores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o comandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará (Copac/PMCE), major Messias Mendes, discutiram as próximas etapas do treinamento e capacitação do sistema Copac Virtual.

O novo calendário de capacitação dos policiais militares acontece de 23 a 27 de janeiro, na sede do Copac, no Mucuripe, em Fortaleza. O treinamento acontecerá, nesta nova etapa, para mais 300 agentes de segurança que atuarão no Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades. De acordo com o major Messias Mendes, a capacitação passará a compor, também, a grade curricular dos novos policiais destacados para o serviço nesse comando.

A aplicação do novo sistema, desenvolvido pela Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), acontecerá de forma experimental no Residencial Luiz Gonzaga, no bairro Jangarussu, na Área Integradas de Segurança 03 (AIS 03) de Fortaleza, e visa a ampliação da eficiência policial em ocorrências de conflitos de pequeno ou grande porte como violência doméstica ou contra pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, como idosos, criança ou LGBTQIA+.

No encontro, o comandante do Copac destacou a importância da reunião para definir as diretrizes desta nova ferramenta tecnológica para a prevenção e combate à criminalidade mas, sobretudo, de integração com outros órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, prefeituras, grupos de apoio comunitário, onde a polícia já tem uma atuação permanente como o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv). “O princípio de mobilização desse trabalho é atuar na prevenção focada, ostensividade ampliada, repressão qualificada e inteligência e investigação aperfeiçoadas, dando mais qualidade à atuação policial”, enfatizou o major Messias.

Gestão

Participaram da reunião, o diretor da Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Franklin Torres; o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Matheus Osterno; a cientista social Giovanna Santiago, técnicos da Diesp e o programador responsável pelo desenvolvimento do Copac Virtual e instrutor do treinamento, Mário Vale.

Agora, com o novo sistema em mãos, os policiais militares que atuam no Copac e os gestoes da PMCE e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) terão cada vez mais o detalhamento sobre as ocorrências, por meio de uma navegação fácil e rápida, a gestão de demandas e seus encaminhamentos e monitoramento permanente.

Copac Virtual

O Copac Virtual é uma ferramenta online de gestão de demandas e geração de relatórios a partir de registros geolocalizados, feito pelos policiais militares, que identificam as necessidades sociais, em seu trabalho, tais como ocorrências de desordens urbanas. Também possibilita o registro de informes, que podem ser utilizados pelos demais órgãos das Forças de Segurança do Ceará.

As informações geradas facilitam tanto a classificação da urgência para resolução das demandas, quanto também geram conhecimento acerca das condições urbanas e sociais dos territórios, nos quais o Copac atua, dentro das Áreas Integradas de Segurança (AISs).

O Copac Virtual tem seus serviços disponíveis via aplicação web. É leve, ágil e fácil de usar. Após a autenticação do usuário, o sistema libera o acesso para cadastro de demandas da população. O sistema Copac Virtual foi criado pela Supesp.