Banco de leite do HGF necessita de doações

23 de janeiro de 2023 - 10:52 # # # #

Eduarda Talicy - Ascom Funsaúde - Texto
Felipe Martins - Ascom HGF - Foto

Captações do alimento reduzem em cerca de 30% no período que compreende férias, Natal, Ano Novo e Carnaval

Com estoque reduzido devido aos eventos de fim e início de ano, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), necessita de doações para recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

As captações do alimento reduzem em cerca de 30% no período que compreende férias, Natal, Ano Novo e Carnaval na unidade gerida pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde).

“De novembro [de 2022] até este mês de janeiro, apenas 50 litros por mês foram recolhidos. A demanda dos bebês da Utin é de cerca de 70 litros mensais”, afirma a coordenadora do BLH do HGF, Virgínia Carvalho. “A maioria das pessoas doadoras viajam neste período, estão de férias, e isso reflete na diminuição da oferta de leite para os nossos bebês da UTI Neonatal, que tanto esperam por essa solidariedade”, explica a enfermeira.

Fundamental para ampliar as chances de recuperação de recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso, o início precoce do aleitamento, dentro de uma hora após o nascimento, protege o bebê contra infecções e reduz a mortalidade neonatal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Toda pessoa que amamenta é uma possível doadora de leite humano, pontua Carvalho. Basta ser saudável e não tomar medicamentos contraindicados durante a lactação. Qualquer quantidade do líquido doado pode ajudar os bebês internados. A depender do peso e das condições clínicas, os pequenos podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição.

Acolhimento

O BLH do HGF tem uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e psicóloga envolvidos com a promoção do aleitamento.

Após a alta hospitalar, pacientes já saem com o primeiro retorno agendado para o Núcleo de Aleitamento, onde continuam recebendo apoio para manter a amamentação.

Na Utin, pacientes são contempladas com uma sala de ordenha funcionando 24 horas, com uma profissional de Enfermagem exclusiva para acompanhá-las e orientá-las na realização da ordenha mamária. O leite coletado é destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação, após rigorosa análise laboratorial.

Como doar?

Para doar leite humano, é preciso ligar para (85) 3101-3335 e fazer um cadastro. Estando apta, a pessoa recebe, em casa, um kit doação com embalagens e demais itens necessários para ordenha e armazenamento do leite.

Depois, é feito o agendamento para que se faça o transporte do alimento da residência até o hospital, por meio de um veículo exclusivo para o deslocamento. Todas as doadoras recebem orientações sobre doação e aleitamento pela equipe do BLH.

Serviço

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Contato: (85) 3101-3335
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h